Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

MPRO assina Pacto Criança Protegida do governo do estado e enfatiza papel da rede de proteção


MPRO assina Pacto Criança Protegida do governo do estado e enfatiza papel da rede de proteção - Gente de Opinião

Na manhã desta sexta-feira (15/3), o MPRO, por meio de seu Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, assinou o Pacto Criança Protegida, em solenidade realizada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sob a coordenação do Governador Marcos Rocha e da Primeira-Dama e Secretária de Assistência Social, Luana Rocha, idealizadora do Projeto.

Além do MP, são signatários do compromisso interinstitucional Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, prefeituras municipais e entidades ligadas à rede de proteção de crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados.

Durante o evento, o Procurador-Geral, Ivanildo de Oliveira, também falou sobre a necessidade de apuração rápida de crimes contra crianças, para que o Ministério Público possa responsabilizar o infrator. Ele ressaltou que a demora na apuração pode resultar na perda de provas e no sofrimento adicional da vítima.

Ainda em seu discurso, o chefe do Parquet rondoniense enfatizou a importância da cooperação e integração entre os diversos órgãos e instituições para a proteção das crianças. Ele destacou a necessidade de cada entidade fazer a sua parte, como uma engrenagem em um sistema maior. “É ressaltar a importância de cada um desses integrantes, um trabalho coletivo, cada um tem que fazer a sua parte, é uma engrenagem. Nós somos autoridades, assumimos funções públicas e nós temos responsabilidades, então nós temos compromisso de proteger as nossas crianças”, destacou, bem como reafirmou a parceria do MP, colocando a instituição à disposição das prefeituras e conselhos tutelares.

Rondônia é o primeiro estado brasileiro a implantar o “Criança Protegida”. Com auxílio da Consultoria Childhood, o executivo estadual, juntamente com os signatários do pacto, pretende garantir a efetiva implementação de programas voltados para a promoção de direitos de crianças e adolescentes. O foco principal é a Lei n. 13.431/2017, que institui a Escuta Especializada e o Depoimento Especial para atendimento a vítimas ou testemunhas de violência.

Ao final da cerimônia, as autoridades assinaram o documento em que se comprometem a atuar de forma conjunta e integrada. Estiveram presentes ainda pelo Ministério Público o Chefe de Gabinete da PGJ, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, e o Coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível, Promotor de Justiça Julian Imthon Farago.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

Incra apresenta resultados do trabalho nas comunidades quilombolas de Rondônia

No Dia da Consciência Negra a superintendência do Incra em Rondônia anunciou que Rondônia está com 100% das comunidades quilombolas com processo de

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

Novembro Quilombola: MPF atua para garantir direitos de comunidades quilombolas em Ji-Paraná (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado em 27 procedimentos ,em Ji-Paraná (RO), que buscam benefícios e direitos de seis comunidades quilombol

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)