Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

PMRO 49 anos: solenidade contempla a história e estabelece o futuro da Instituição rondoniense


Na cerimônia foram feitas entregas de condecorações, medalhas e anúncio de investimentos para colaborar com a estrutura da corporação - Gente de Opinião
Na cerimônia foram feitas entregas de condecorações, medalhas e anúncio de investimentos para colaborar com a estrutura da corporação

Uma cerimônia com apresentações, homenagens e anúncio de investimentos marcou o aniversário de 49 anos da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) na segunda-feira (25), na sede do Comando-Geral da Corporação, em Porto Velho. Autoridades, oficiais, praças e a população celebraram a história da entidade em uma programação especial, que trouxe outorgas de medalhas, desfile militar e entrega de equipamentos.

Ao compartilhar sentimento de gratidão pelo aniversário, durante a cerimônia, foram feitas condecorações para agentes públicos e cidadãos em geral, como forma de agradecimento pela colaboração com a PMRO. Houve também, entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira, considerada a mais alta comenda da Instituição, atribuída a militares e personalidades civis que prestaram serviços relevantes à corporação no estado.

As homenagens foram seguidas por anúncios significativos quanto a investimentos estaduais destinados ao órgão, totalizado um valor superior a R$ 2,6 milhões oriundos do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento da Polícia Militar do Estado (Fumrespom) e emendas parlamentares. Entre as entregas realizadas estão armamentos, equipamentos eletrônicos, mobiliários, instrumentos musicais para Banda da PMRO, entre outros.

Entrega da Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, comemorar os 49 anos da Instituição a partir da disponibilização de investimentos, traz expressivos resultados ao estado, como a redução de índices de violência, preservação do bom relacionamento com a sociedade e a garantia de um serviço eficiente a toda população. 

Segundo o titular da Secretaria de Estado, da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, comemorar a data é prestigiar o sucesso das políticas públicas voltadas ao setor. “O momento nos faz refletir sobre a história e a função da Polícia Militar do Estado de Rondônia na sociedade, que vai além de proteger a população, mas, trabalhar para que as pessoas recebam um atendimento humanizado e possam contar com a Polícia Militar quando precisar. “As entregas, juntamente às diversas tecnologias, indicam o fortalecimento que estamos passando ao trabalho operacional que vem sendo desenvolvido no estado”, enfatizou.

INOVAÇÃO

No mesmo pacote de entregas realizadas durante a cerimônia, foram anunciados dois novos implementos tecnológicos que auxiliarão no trabalho da Polícia Militar de Rondônia. Um deles é um software com combinações de Inteligência Artificial (IA) para canais de comunicação da PMRO, visando agilizar o registro de ocorrências policiais quando a população aciona o serviço, conseguindo uma redução de até 35% no tempo utilizado na solicitação de um eventual ocorrência.

Equipamentos garantem um serviço, ainda mais eficiente

Outra novidade é o aplicativo “Sou PMRO”, versão mobile, que será utilizado pelo policial militar em operações de consulta de dados ou pesquisas de nomes de pessoas suspeitas, como abordagens feitas em ruas. O aplicativo disponibilizará, também, a identidade nacional do profissional de segurança em versão digital, de acordo com as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Para o comandante-geral da PMRO, coronel Regis Wellington Braguin, os recursos entregues somam-se aos investimentos realizados ao longo dos últimos anos. “Essas ferramentas tecnológicas vêm agregar ao trabalho da corporação, que a cada dia é reconhecida pela eficiência na prestação de um atendimento ágil, responsável e próximo da comunidade”, frisou.

TRAJETÓRIA DA CORPORAÇÃO

A PMRO foi criada em 26 de novembro de 1975, após a extinção da Guarda Territorial. Ao completar 49 anos, servindo e protegendo a sociedade rondoniense, revive a memória dos profissionais que foram pioneiros na trajetória da corporação oriunda do então Território Federal de Rondônia. A corporação possui um efetivo de 5 mil policiais militares nos 52 municípios e em 87 localidades, distribuídos nas diversas Unidades Operacionais e Administrativas. E segue a missão de realizar policiamento preventivo e ostensivo, zelando pela manutenção da ordem, pelo cumprimento da lei e exercício dos poderes constituídos no estado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO entrega Centro de Treinamento em Vilhena, reforçando investimentos na segurança pública

Governo de RO entrega Centro de Treinamento em Vilhena, reforçando investimentos na segurança pública

O governo de Rondônia entregou o Centro de Treinamento do 3º Batalhão de Polícia Militar, na terça-feira (26), em Vilhena. O espaço, projetado para

Nova queda no índice de desemprego trimestral posiciona Rondônia como referência nacional

Nova queda no índice de desemprego trimestral posiciona Rondônia como referência nacional

Rondônia registrou a segunda maior queda na taxa de desemprego do Brasil, no terceiro trimestre de 2024, ao passar de 3,3 para apenas 2,1 (redução d

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

Governo de RO entrega Unidade revitalizada da Ciretran em Nova União

O governo de Rondônia entregou, nesta sexta-feira (22), mais uma unidade revitalizada da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no interior d

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

Governador Marcos Rocha entrega nova Ciretran em Alta Floresta e reforça modernização nos municípios do Estado

 Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, avança em sua gestão municipalista com a entrega de importantes obras que benefici

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)