Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Roque Ferreira e seu gillettePRESS - 21/07


 

 

Chiquilito
Esta coluna é avessa à política partidária - para evitar empolgação e tendenciosismo da minha parte. Porém, preciso fazer o registro da visita que recebi de David Chiquilito, jovem vereador porto-velhense. Falamos dos mais variados assuntos, menos de política (curioso, né?). Aliás, só fiquei sabendo a que partido ele pertence, depois que deixou minha sala. Conheci o seu pai, Chiquilito, em Vilhena, logo que cheguei a Rondônia, em 2001.
- Agradeço a cortesia da visita.

Marlon no PAN
As más línguas disseram que o prefeito de Vilhena foi ao Rio de janeiro assistir os jogos do Pan, com dinheiro (diárias) da prefeitura. Alguém, também, falou que o prefeito vilhenense é considerado o Rei das Diárias de Rondônia. E, moradores da cidade estão questionando qual seria a importância para o município, da ida do prefeito Marlon Donadon ao Rio para assistir à abertura do Pan.
- Ora, gente! Vilhena é candidata a ser capital do futuro estado do Guaporé, se criado for, pelo desmembramento de parte de Rondônia e parte do Mato Grosso. E, com certeza, o burgomestre da capital do Cone Sul foi conhecer a forma de trazer para cá eventos de tamanha importância. - rs rs rs rs rs 

Sanguessuga sortudo
Parece que um ex-deputado federal rondoniano, sanguessuga, estaria representando o Governo do nosso estado, na capital federal - às expensas oficiais. Quem informou disse, também, que NC recebe um "gordo" (as aspas são do informante) salário.
- Se é verdade, não fica muito bem para o nosso estado (leia-se: governador Ivo Cassol).

Malvadeza
O senador amazonense Arthur Virgílio aconselhou aos observadores políticos que leiam frases e pensamentos do senador Antonio Carlos Magalhães, que morreu ontem. "ACM era uma espécie de (Nicolau) Maquiavel brasileiro", comparou o senador, que está "descansando" em Miami (EUA). Virgílio afirmou, também, que ACM morreu como viveu: guerreando. "Ele saiu da UTI e foi direto para o Senado. ACM derrotou a morte pelo menos uma meia dúzia de vezes", disse. Na avaliação de Virgílio, ACM foi um "notável presidente" do Senado, ainda que tenha sua vida política marcada como a de um homem polêmico. "Eu mesmo vivi momentos com ele em que alterávamos a meiguice com a intolerância", considerou.
- Por favor, senhor Arthur, me diga: o senhor assimilou, quando leu (se é que leu) O Príncipe, escrito pelo italiano Nicolau Machiavel, em 1513 (mas, publicado em 1532)?
- Como se diz na colônia italiana do sul: "tarde piaste"!

Ou, então...
Arthur Virgílio não conviveu tanto, a ponto de conhecer bem quem, realmente, foi o extinto reizinho da Bahia.

Depende da maneira de dizer 
Um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho. 
- Que desgraça, senhor, exclamou o adivinho, cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.
- Mas que insolente, gritou o sultão enfurecido, como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!!
Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho. Este, após ouvir o sultão, disse-lhe:
- Senhor, grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:
- Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem chicotadas e a você com cem moedas de ouro.
- Lembra-te meu amigo, respondeu o adivinho, tudo depende da maneira de dizer.

Ou seja
A verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. E, pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com facilidade.
- Chapéu disponível.

WC na tumba
O Vaticano instalou uma webcam em frente à tumba do papa João Paulo 2º, morto em abril 2005. Dizem os fofoqueiros (de lá, claro) que, agora, o João do Brasil pode restabelecer seus contatos com esta terrinha, onde deixou muitas saudades da sua passagem - duas, aliás - quando distribuiu simpatia sem economizar.
- Morda a língua! 

Para refletir
"Com criança e mulher de vizinho a gente não discute".  Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).

Fonte: gillettePRESS - roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

A difícil tarefa de Léo

A difícil tarefa de Léo

Imagino quão não deve estar sendo difícil para o prefeito eleito Léo Moraes (Podemos) levar adiante seu desejo de não somente mudar a paisagem urban

A faca no pescoço

A faca no pescoço

Aos que me perguntam sobre eventuais integrantes da equipe que vai ajudar o prefeito eleito Léo Moraes a comandar os destinos de Porto Velho, a part

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)