Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 - 00h01
Tá, reconheço que o desfile da BVQQ causa um quiprocó no trânsito, exige um forte aparato policial e a irreverência de muitos foliões escandaliza os que não gostam da folia de momo.
Agora, o lado positivo só enxerga quem admite que cultura popular é algo que se estabelece com um forte laço histórico entre o povo e seus costumes. E, convenhamos, um Bloco que conserva a participação ativa de uma multidão por 34 anos, gostem ou não, revela tradição, valor que deve ser transmitido de geração pra geração. Justamente por se estabelecer a partir de costumes e tradições é que a BVQQ é cultura popular. Do povo, para o povo.
Compreendo perfeitamente que alguns, motivados por razões, sobretudo religiosas, não apreciem manifestações populares como o carnaval. Admito que compreendo, mas considero ignorância desprezar o valor cultural que essa festa carrega, marca profunda e inquestionável da identidade do brasileiro. Repito, gostem ou não.
Participa quem quer. Simples assim.
Pra inibir confusão no trânsito e excessos sob vários sentidos, temos que proibir as comemorações nas ruas durante a Copa e em todos os demais campeonatos, a marcha pra Cristo que arrasta também uma multidão, os protestos pacíficos, enfim, o povo de se manifestar na tristeza ou na alegria.
O que defendo não é a festa de particular, sem qualquer característica de tradição, bancada com recursos públicos e forte apelo aos produtos dos meios de comunicação que há muito vêm depreciando o verdadeiro sentido do carnaval popular. O que defendo é a preservação dos movimentos culturais que identificam o povo através da dança, música, folclore, crenças, hábitos e costumes.
A BVQQ com suas marchinhas próprias com forte ligação com a história da cidade, irreverência e poder aglutinador é tradição e arte popular. É essa força que vai garantir o desfile e ainda promover um bem maior, o gesto de solidariedade aos atingidos pela enchente. Uma tonelada de alimentos já foi arrecadada e uma carreta deve ser entregue após a folia momesca.
Será um desfile histórico, pela louvável iniciativa e pela bravura em resistir pra salvar a tradição. Parabéns Siça Andrade Sicilia! Você agrega mais valor ainda a BVQQ com esse gesto e a aproxima ainda mais do povo.
Fonte: Luciana Oliveira
Guarda Municipal: o que é e para que serve
Nos últimos meses, muito se tem falado e escrito sobre a Guarda Municipal – aliás, uma das promessas de campanha do atual prefeito de Porto Velho, L
O sumiço do governador e a aparição do vice!
O SUMIÇO DO GOVERNADOR...O assunto da semana que passou nos bastidores políticos foi o sumiço do governador do Estado, Marcos Rocha (União Brasil).
Resignando, resistindo e mantidos pela fé
Que a luz nos guie pelos vales por onde, por vezes Deus Pai todo poderoso nos permite transitar para sufocar os nossos egos e vaidades, para algum d
Água, esgoto e Reforma Tributária
A Baixada Santista, no litoral Paulista, viveu um surto de virose neste final de ano com milhares de moradores e turistas infectados. Os casos se ag