Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Seja um líder que sabe escutar


Leonardo Chucrute - Gente de Opinião
Leonardo Chucrute

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores. Se pararmos para pensar, cerca de 90% das vezes que alguém traz um problema, que muitas vezes como líderes não estamos enxergando, trazem também uma solução. 

É essencial que os líderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes. Gosto sempre de lembrar que temos dois ouvidos e uma boca. Logo, devemos escutar mais. 

A abordagem de escutar atentamente, olhar nos olhos e demonstrar interesse genuíno, não apenas fortalece o relacionamento do seu time, mas também abre espaço para o desenvolvimento de soluções colaborativas. 

A prática de dar voz às pessoas e incentivar a participação ativa na resolução de problemas é fundamental para criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e engajados. Ao reconhecer o potencial das equipes para contribuir com soluções, os líderes podem aproveitar ao máximo o talento e a criatividade de cada membro da equipe. 

A escuta cria um sentimento de pertencimento daquele colaborador. Com isso, ele também se sente valorizado. É preciso aprender a filtrar o que escuta e incorporar boas ideias ao seu negócio. 

Assim, você e seu empreendimento só tendem a crescer. Tenha sempre essa perspectiva tão valiosa sobre ouvir atentamente e envolva as pessoas na busca por soluções. 

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Guedes deixa PSDB após perder espaço

Guedes deixa PSDB após perder espaço

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Rondônia perdeu uma de suas principais lideranças políticas. Após décadas empunhando a bandeira

O Papel Fundamental do Egrégio Tribunal de Contas da União, na Moralização dos Conselhos de Fiscalização Profissional, inclusive a OAB

O Papel Fundamental do Egrégio Tribunal de Contas da União, na Moralização dos Conselhos de Fiscalização Profissional, inclusive a OAB

Criado em de novembro de 1890, através do Decreto 966-A, por iniciativa do então ministro da Fazenda Rui Barbosa, o Egrégio Tribunal de Contas da Un

Parabéns aos voluntários!

Parabéns aos voluntários!

Existe uma atividade humana, entre outras, que muito admiro e respeito. Trata-se do trabalho voluntário. Não importa a área de atuação. Pode ser na

Fale bem de Rondônia, mano!

Fale bem de Rondônia, mano!

Como não falar bem de um paraíso como esse? Rondônia é talvez o único Estado do Brasil com o maior índice de desenvolvimento e de progresso desde se

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)