Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER


                 TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER - Gente de Opinião

Meu nome é Alex Sakai, sou jornalista e desde segunda-feira, 20 de janeiro, que enfrento uma verdadeira saga para tentar tirar uma carteira de identidade para que meus filhos possam fazer uma prova seletiva e serem  admitidos no Colégio Tiradentes.

A referida prova foi até cancelada devido a muitos candidatos não terem sido admitidos por não possuírem a carteira de identidade, os candidatos no caso são crianças do ensino fundamental e médio, falo então de crianças de 9 e 11 anos respectivamente.

Recebi na sexta a tarde um telefonema da escola me informando que a prova havia sido cancelada e que uma nova prova seria realizada em 26 de janeiro, mas que seria preciso a identidade. Pois bem, desde segunda feira tento tirar a carteira e não consegui, sequer ser admitido dentro da repartição pública.

Na segunda-feira fui ao local com as crianças às 9 horas e fui informado que só eram distribuídas 100 senhas diárias  para o serviço de identificação  e que eu deveria ir cedo, pois a repartição abria às 07h30min. Na terça fui com as crianças às 07h30min e ao chegar me informaram que as senhas já estavam esgotadas que distribuíram uma pré-senha pra depois receberem a senha (SIC).

Na quarta fui às 06h30min até a repartição pública e as senhas acabaram quando ainda estava a 20 metros da entrada.

Hoje quinta feira, um dia de chuva torrencial, cheguei com as crianças às 6 horas e a fila já estava imensa com cidadãos na chuva a espera de uma senha para que pudessem ser identificados e poder então exercer a cidadania, pois sem identificação ninguém é um cidadão.

Abriram as portas mais cedo, às 06h45min começara a distribuir as senhas, mas mais uma vez quando estava a 10 metros da porta de entrada ouvi a voz da funcionária que fica à porta anunciar como um arauto da incompetência do Estado em cumprir um serviço básico:

-  Acabaram as senhas para identidade.


TIRE SEU RG EM RONDÔNIA SE PUDER - Gente de Opinião
 

Ora isso é uma prova  que o Governo de Rondônia dá,  de que não pode cumprir com sua responsabilidade de identificar seus cidadãos. Às 06h45min da manhã, sob forte chuva, as pessoas que se deslocaram até a repartição, tem que retornar as suas casas sem sequer terem sido admitidas no recinto público.

Uma senhora que estava atrás de mim falou: _isso é uma humilhação. Um rapaz a minha frente reclamou que tem que fazer inscrição num concurso até o dia 30 e já era a segunda vez que ia tentar, mas que não conseguia tirar o documento.

Minha identidade é de São Paulo e em 2010 tive de tirar uma segunda via. Durante as férias eu estava em Santos e fui até a repartição pública para tirar minha segunda via da identidade. Do momento que cheguei ao “Poupa tempo” que é como se chama o serviço lá em São Paulo até eu sair com a identidade nas mãos, não demorei mais do que 1 hora e meia. Ora se lá que tem muito mais pessoas, o Estado consegue prestar o serviço e entregar a identidade em poucas horas, porque aqui não? Acaso somos brasileiros piores?

Ou falta dedicação e competência? Ah, para tirar o RG lá em Santos, fui à repartição pública depois do almoço, não tinha nenhuma fila na porta, não fiquei exposto ao sol, nem a chuva, a senha que recebi foi dentro do recinto onde pude aguardar minha vez sentado, e a espera não demorou mais do que 15 minutos.

Gostaria de saber de quem foi a brilhante ideia de se distribuir apenas 100 senhas diárias para identificação aqui em Porto velho. A capital de um estado com  quase 2 milhões  de habitantes, identifica apenas 100 pessoas por dia e o documento só é expedido dias depois. Podendo demorar até uma semana para o cidadão ter finalmente seu RG e poder se dizer cidadão e ficar então apto para exercer  sua cidadania.

Isso é uma vergonha!

Alex Sakai

DRT 688/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Souza, obrigado!

Vereador Souza, obrigado!

Amanhã (03/04), às 9h, no Plenário Bohemundo Álvares Affonso, servidores ativos e inativos da Câmara Municipal de Porto Velho serão agraciados com a

A rotina de uma cidade violenta

A rotina de uma cidade violenta

A situação da segurança pública em Porto Velho apresenta-se cada dia mais grave, apesar de a propaganda oficial querer-nos convencer de que vivemos

“As farmácias têm importante função social e podem apoiar na redução de atendimentos emergenciais em hospitais”, explica Cleiton de Castro Marques em debate

“As farmácias têm importante função social e podem apoiar na redução de atendimentos emergenciais em hospitais”, explica Cleiton de Castro Marques em debate

A Biolab, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, marcou presença no Conexão Farma, iniciativa da Abradilan (Associação Brasileira de Di

Inflação desafia criatividade da equipe econômica do governo

Inflação desafia criatividade da equipe econômica do governo

A inflação vem desafiando a criatividade da equipe econômica do governo do presidente Lula. Na ausência de medidas econômicas consistentes e duradou

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)