Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Tributo ao Dr. Ari Cunha - Por Vasco Vasconcelos


Tributo ao Dr. Ari Cunha - Por Vasco Vasconcelos  - Gente de Opinião

Brasília está de luto. Com pesar tomei conhecimento, hoje, 31.07.18, do  passamento prematuro do eminente jornalista e homem público, o pioneiro, José de Arimathéa Gomes Cunha, vulgo  Dr. Ari Cunha,91, Vice-Presidente  Institucional  do Correio Braziliense e  ex- Vice-Presidente do Banco Regional de Brasília-BRB.

Conheci o Dr. Ari Cunha,  nos idos de 1972, quando  numa conversa informal,  solicitei a veiculação de uma matéria sobre a romaria da minha querida cidade de Bom Jesus da Lapa-BA, que ocorre todo os anos no mês de agosto, cujo recorte da matéria ainda hoje, guardo com muito carinho nos meus arquivos.

Mais tarde fiquei fã da sua Coluna: Visto, Lido e Ouvido, diga-se de passagem a mais longeva e lida do Correio Braziliense, onde ele de uma maneira excepcional, com muita sapiência e propriedade retratava os problemas que afligem não só a nossa Capital a República, como também do país e do mundo.

O Dr. Ari  Cunha era portador de  um conjunto de caracteres invejáveis e tinha tudo para ser não só nosso  Deputado Distrital, Federal, Senador da República e até mesmo nosso Governador, pois conhecia os problemas que afligem nossa Capital e o país, como ninguém.

Destarte, nesse momento de perda e dor, conclamo pela providência divina para reconfortar seus amigos e familiares, registrando meus pêsames. Estou digitando essas  humildes palavras de reconhecimento, com as nãos trêmulas tentando enaltecer a figura desse guerreiro, que acaba de nos deixar. .

Proponho ao nosso Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg,  galardoar esse pioneiro Dr. Ari Cunha,  com a Ordem do Mérito de Brasília, criada pelo   Decreto Distrital nº 1596/1971 pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal.

Não obstante rogo, outrossim, ao Presidente da República e o Ministério dos Direitos Humanos  galardoar “in-memoriam” esse guerreiro  que acaba de nos deixar, o Dr. Ari Cunha, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil ), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o saudoso Dr. Ari Cunha, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz meu grande amigo  e colega jornalista Dr. Ari Cunha, vai ser muito difícil  substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou ao Correio Braziliense.
 

Vasco Vasconcelos escritor e jurista
Brasília-DF
e-mail:Vasco.vasconcelos@brturbo.com.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Poder económico e Poder político em Promiscuidade clara Estamos no início de uma nova era moldada pelas tecnologias virtuais e pela Inteligência A

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o

Situação da Europa em 2025

Situação da Europa em 2025

Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q

Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral

Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral

Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)