Segunda-feira, 25 de julho de 2016 - 05h30
Edson Lustosa
REVOLUÇÃO DOS BICHOS
Tucanos escolhem Boi para vice. Nos tempos do jornalismo impresso, com seus apelos de capa, essa seria a primeira manchete produzida pelas convenções partidárias em Porto Velho. Edgar do Boi é, com certeza, alguém preparado tecnicamente. Só não se sabe se preparado fisicamente. Para carregar seu companheiro de chapa.
INSUSTENTÁVEL
A Rede Sustentabilidade chegou à conclusão que lançar candidato próprio a prefeito de Porto Velho é um projeto insustentável. E arquivou as pretensões daquele que poderia ser o candidato mais bem-intencionado dessas eleições: Aluísio Vidal. Um excelente nome para vice, já que não pretende mais ser prefeito. O problema são os nós da Rede.
BOQUINHA
Para manter uma boquinha na atual gestão a Rede deixou de lançar a prefeito Aluísio Vidal, que, no mínimo, em muito enriqueceria o debate. O partido dá seus primeiros passos tropeçando no pragmatismo. Pior é o perfil do titular da boquinha que a Rede mantém na máquina municipal. Onde há fumaça, há fogo. E algo sendo queimado.
PERSONA
Depois de se enrolar com verbas federais na Federação Rondoniense de Mulheres, a ex-prefeita de Itapoã do Oeste, Helena Bezerra, entra para lista de prováveis defenestrações do Governo de Rondônia. Atualmente dirigindo a Superintendência de Gestão de Pessoas, ela enfrenta um grande desafio: a gestão de sua própria pessoa.
MATÉRIA PRIMA
Tudo bem, o juiz federal Sérgio Moro tem seus méritos; mas é preciso reconhecer o grande trabalho que vem sendo desempenhado pelo Ministério Público Federal em toda essa história do petrolão, lava-a-jato etc. Nada poderia ser feito se não lhe chegassem às mãos as denúncias formuladas à luz da Lei pelos procuradores da República.
RABO DOS OUTROS
Nossos comunistas são melhores que os dos outros. É esse o pensamento dos tucanos e outros que votaram em Aécio Neves para presidente quando apontam o dedo para a identidade comunista da turma de Dilma. Em tempos de impeachment, foi melhor a velha comunista com Temer de vice que Aécio com um velho comunista de vice.
DOS QUADRINHOS
Com nome de personagem de tirinhas, o “Apóstolo Severino” – aquele mesmo que em 2012 reuniu líderes evangélicos para apoiar um candidato que não conseguiu se eleger vereador, o Pastor Val – agora se oferece como opção do DEM para ser vice em alguma chapa nas eleições de Porto Velho. Multiplicar pães, pode ser. Mas votos…
TÚNEL DO TEMPO
Duas propagandas eleitorais que marcaram época em Rondônia foram a do médico Nobel Moura, que dizia “Nobel faz”. E que amanhecia pichada com um complemento: “aborto”. A outra era um out door do Olavo Pires, com a pergunta: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Que ganhava resposta: “a Polícia Federal!”. Bons tempos…
PAC
Se Donald Trump fosse candidato a presidente do Brasil pelo PT já teria o apoio da Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e Odebrecht. Sua ideia de construir um muro na fronteira com o México – no caso, aqui, poderia ser na fronteira com a Bolívia – só enfrentaria a oposição de Marina Silva, que obstaria o licenciamento ambiental.
BOMBA BAIANA
Deu na imprensa. O homem que ameaçou explodir uma bomba, em Salvador, onde seria realizada a prova da OAB, estava com balas de gengibre presas ao corpo. Fez-me lembrar do português, parado pela polícia salazarista. O que é que estás levando? Água. Água? Desembrulharam: era uma bomba d’água. Por que não disseste que era uma bomba d’água. Se eu dissesse que era uma bomba, vocês não iam esperar dizer que era d’água.
Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)
Poder económico e Poder político em Promiscuidade clara Estamos no início de uma nova era moldada pelas tecnologias virtuais e pela Inteligência A
Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim
No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o
Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q
Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral
Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da