Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 - 13h37
VOTAR ATRAVÉS DO CORREIO – UMA ALTERNATIVA QUE A LEGISLA ÇÃO NÃO CONSENTE AOS PORTUGUESES
Atraso de vida!
O voto pelo correio ou voto antecipado por carta é possível noutros países para não obrigar o votante a incómodos acumulados, encontre-se o cidadão onde se encontrar.
A legislação eleitoral para a Assembleia da República, a efectivar-se a 30 de janeiro de 2022, não permite o regime de voto por carta a eleitores residentes em Portugal inscritos no recenseamento eleitoral português mesmo que se encontrem em viagem no estrangeiro ou que por motivos específicos não possam deslocar-se à mesa de voto.
O agendamento do voto antecipado por carta deveria ser óbvio para todo o cidadão; o voto pelo correio é uma prática corrente a que podem recorrer os cidadãos de outros países, por exemplo, Alemanha! O cidadão requer, no município, o envio dos boletins de voto, que recebe por correio, e depois de preenchidos envia pelo correio ou entrega directamente no balcão da comarca instalado para o efeito!
A exigência de deslocamento a representações diplomáticas portuguesas no estrangeiro revela-se anacrónica e impossibilita muitos cidadãos o exercício do direito a votar! A complicada e dispendiosa burocracia a que obriga a legislação eleitoral portuguesa revela-se antiquada e não adaptada à realidade da vida nem às necessidades do cidadão em tempos modernos.
Solicita-se aos partidos e aos parlamentares portugueses que tomem iniciativa no sentido de ser possibilitado o voto por carta a todos os portugueses que o pretendam.
António CD Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
FILHOS TÊM O DIREITO DE SABER QUEM É O PAI BIOLÓGICO
A mãe biológica tem de nomear o possível pai
O Tribunal Federal de Justiça (BGH) decidiu a favor de uma mulher de 40 anos que tinha sido adoptada quando era criança e desejava saber quem era o pai biológico.
A mãe biológica tinha declarado que não se lembrava de nenhum possível pai. O Tribunal Regional Superior de Stuttgart decidiu que ela nomeasse todos os homens com quem tinha tido relações sexuais na altura em questão; o BGH não aceitou revisão contra a decisão do tribunal (HNA, 20.01.2022).
É digno e justo que os nomeados sejam submetidos ao teste ADN, um instrumento válido para a justiça!
António Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
INICIATIVA CONTRA A APLICAÇÃO TELEGRAM
A Ministra Federal Alemã do Interior (SPD) quer pedir à Apple e ao Google que retirem a aplicação Telegrama das suas ofertas.
A sede do serviço de mensagens "Telegram FZ-LLC" está no Dubai,e tem na Alemanha mais de dois milhões de utilizadores registados.
A Empresa de radiodifusão alemã (Deutschlandfunk) informa que ”Telegram tem a reputação de que nenhum conteúdo é apagado ou censurado - e que também não há cooperação com agências estatais… Telegrama permite às pessoas em países autocráticos como a Bielorrússia organizar protestos e divulgar informações que os meios de comunicação social não captam… Ao mesmo tempo, Telegram também serve criminosos, teóricos da conspiração e extremistas… Durante muito tempo, Telegram foi também considerado o mensageiro favorito do chamado Estado islâmico para o planeamento de ataques terroristas…Telegram é considerado por muitos utilizadores como uma alternativa segura ao serviço de mensagens WhatsApp.”
A informação, tal como sua política e seu controlo, é um tema muito sensível e relevante porque quem a usa pode abusar dela!
António CD Justo
Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=
Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim
No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o
Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q
Prefeito Léo acertou na escolha para a Controladoria Geral
Léo Moraes assumiu no dia 1º de janeiro os destinos do município de Porto Velho, em uma solenidade bastante concorrida, que aconteceu no Complexo da
Igualitarismo ou igualdade rasteira: uma ilusão que parece justa, mas não é
Imagine-se que o mundo (a sociedade) é como um campo com muitas plantas diferentes: umas altas, outras rasteiras, algumas com frutos, outras com