Segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 - 16h22
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) está com inscrições abertas para o processo de credenciamento para o registro profissional da atividade de Bombeiro Civil. O prazo termina no próximo domingo (10) e será considerado efetivamente inscrito o candidato que após ter realizado sua inscrição ter seu nome publicado no site do CBMRO, www.cbm.ro.gov.br, no dia 12 de dezembro. O edital pode ser conferido aqui.
Rondônia foi o primeiro estado no Brasil a regulamentar à profissão de Bombeiro Civil, que é o profissional que não faz parte do Corpo de Bombeiros Militar, mas é responsável, entre outras coisas, pela prevenção e combate ao fogo, avaliação de riscos existentes, implementação de planos de evacuação, resgate de pessoas e intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e de produtos químicos. “Mas para atuar na área ele precisa fazer o curso e ser credenciado no Corpo de Bombeiros Militar”, destacou capital BM Iranildo.
Segundo ele, qualquer pessoa pode participar do processo de credenciamento desde que tenha o curso básico de Bombeiro Civil ministrado por escolas de qualificação e requalificação profissional de Bombeiros Civis, com 240 horas de formação. No estado existem quatro centros de formação, sendo dois em Porto Velho, um em Cacoal e o outro em Vilhena. “Na capital existem 337 bombeiros civis trabalhando com carteira de trabalho assinada”, afirmou Iranildo.
Os candidatos da cidade de Porto Velho que desejarem fazer a prova devem procurar a Coordenadoria de Atividades Técnicas localizada na Avenida Chiquilito Erse, 2920, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, munidos dos seguintes documentos em uma pasta suspensa de cor amarela identificada com o nome do candidato, RG, CPF, Certificado de Conclusão do curso básico de Bombeiro Civil (cópia autenticada).
Já os candidatos que desejam fazer as provas e não residem em Porto Velho deverão enviar os documentos acima citados através do e-mail: siscatcbmro@hotmail.com. “Depois do credenciamento os bombeiros civis estão aptos a atuar na iniciativa privada como brigadistas de incêndios”, acrescentou capital Iranildo.
DATA DA PROVA
O processo de credenciamento será realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Campos Sales, 3254, Olaria. A prova acontecerá dia 19 de dezembro, com início às 8h, sendo que o candidato deverá chegar ao local uma hora antes da prova.
Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no