Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Agente penitenciário esclarece confusão em presídio de RO.


 
O agente penitenciário e membro do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), Jairo Barbosa Prata Filho, acusado pelo policial militar Juliano Pereira de Miranda de agressão e de ter “abandonado” com os demais agentes o serviço no Centro de Ressocialização de Ariquemes (CRA), rebateu a versão divulgada pelo PM na imprensa dos fatos ocorridos no último dia 9.

Na ocorrência policial nº 152013/2017, lavrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, o agente narra que houve flagrante abuso de autoridade por parte do PM que mostrou-se desequilibrado perante toda a equipe de agentes que chegavam para assumir a responsabilidade nas atividades operacionais e rotineiras da unidade.

Segundo a ocorrência, ao tentar falar com o agente, este informou que só precisava antes apresentar a rotina aos novos servidores e após conversaria com o militar. Indignado, Juliano começou uma discussão chamando Jairo de incompetente e irresponsável, e que todos responderiam processos por “abandono de posto”. No entanto, o agente penitenciário se defendeu ao afirmar que a equipe nem chegou a assumir o serviço, pois estavam aguardando a rendição vinda de Porto Velho, pois além da operacionalidade das atividades no CRA, também era de responsabilidade da equipe a cadeia pública desativada que fica na cidade. Explicou ainda que a nova equipe chegou por volta das 11h, onde foi passada toda a responsabilidade, sendo liberados para o almoço e em seguida se encaminharam para o Centro de Ressocialização, onde se depararam com a situação constrangedora.

De acordo com o agente, a todo momento o policial militar dizia que o agente era incompetente, impedindo a entrada do mesmo, atrasando ainda mais o trabalho da nova equipe. Após finalmente conseguir, ao retornar dos trabalhos da carceragem, Jairo foi seguido pelo militar até a Administração, onde incitava-o a todo momento, dirigindo ao agente frases como: “se este sabia com quem estava falando”.

A situação ficou insustentável, narra Jairo na ocorrência, virando assim uma discussão generalizada entre pm’s e agentes, momento em que o policial decidiu investir contra o membro do GAPE, sendo contido por outros servidores.

“Vale ressaltar que o militar Juliano a todo instante perguntava se havia câmeras de vigilância no local, sendo informado que não. O militar então passou a dizer que havia sido agredido com um tapa pelo agente Jairo, fato este não ocorrido”, registrou Jairo na ocorrência.

Não bastasse a confusão dentro da unidade prisional, o policial não se deu por satisfeito e abordou a equipe do GAPE no momento que pegava a BR-364, durante o deslocamento de volta a Porto Velho, após o encerramento dos procedimentos no presídio recém-inaugurado. Ao serem interceptados, conta Jairo na ocorrência policial, os policiais, que não estavam devidamente identificados no uniforme, desceram da viatura de arma em punho, gritando que “ia dar morte” e ofendendo os servidores, xigando-os de “filhos da puta”. Sem descer da viatura do GAPE, Jairo indagou o policial Juliano da ação, onde este dizia aos berros que todos estavam presos. Por sensatez, a equipe do GAPE decidiu acatar a abusiva ordem dos militares e seguiram até a delegacia para registro do Termo Circunstanciado.

Fonte: PressArt Comunicação

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)