Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Assassinato de auditor fiscal completa um mês sem resposta


Por Lucas Tatuí

Quem matou o Auditor Fiscal de Rondônia Robson Luis Santos Silva? Já se passou um mês, o assassinato permanece sem resposta e as expectativas de quem espera por novas informações contundentes se esbarram numa investigação policial sigilosa.Assassinato de auditor fiscal completa um mês sem resposta - Gente de Opinião

O crime aconteceu na noite do dia 07 de julho, numa área residencial na zona Norte da Capital. Dois homens armados desceram de um carro modelo Astra disparando vários tiros, e um deles atingiu a cabeça de Robson Luis que morreu no local.

Nesses trinta dias de trabalho investigativo da polícia ocorreu a vasculha no apartamento pertencente ao Auditor (na busca de elementos esclarecedores) e foram colhidos vários depoimentos, mas o assassinato ainda é mistério.

Em nota, a diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Rondônia (Sindafisco) informou que vem buscando acompanhar as investigações junto à Delegacia Homicídios de Porto Velho e espera que os culpados não fiquem impunes.

Outro caso

O assassinato do dia 07 de julho foi o segundo registrado em Rondônia envolvendo um auditor da Receita Estadual. Em 19 de setembro de 2008, o Auditor Armando Dalarte estava dentro do carro oficial da Secretaria de Finanças (Sefin) quando foi morto.


Dalarte, que estava à frente da Delegacia de Rendas, em Ji-Paraná, foi atingido por quatro tiros desferidos por um pistoleiro que não teria sido identificado pela polícia. O suposto mandante também permanece impune, irrevelado.

Contribuições

Ao ser assassinado, o Auditor Robson Luis deixou para trás importantes trabalhos para o Estado de Rondônia, nos quais estava empenhado como responsável pelo Projeto de Modernização da Administração Tributária, Financeira e Patrimonial (Profisco).

Uma das últimas ações de Robson, em vida, teve foco no atendimento mais ágil aos contribuintes, com a aquisição de um servidor mais potente (IBM) e uma nova plataforma (“Adabas") para garantir que o sistema da Sefin não trave na ocorrência de muitos acessos simultâneos.

Há 17 anos no Fisco Estadual, Robson passou por vários cargos na Sefin. No período de 2005 a 2010 foi gerente de Arrecadação. E também participou do processo de estruturação e fortalecimento do Sindafisco, tendo ocupado o cargos de vice-presidente e de diretor.

Repercussão

O assassinato do auditor de Rondônia Robson Luis teve forte repercussão. A Federação Nacional do Fisco (Fenafisco) destacou o fato em seu site institucional, e profissionais do Fisco de vários estados do país se mostraram indignados com a violência praticada contra o colega.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)