Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 - 08h01
O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, foi assaltado e teve uma caminhonete oficial levada por um criminoso que o abordou às 23h de terça-feira (13), enquanto ele comia, acompanhado de seus filhos, em uma lanchonete do bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
O oficial da PM não reagiu ao assalto, em que foi levado o veículo descaracterizado que pertence à Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL). Segundo a própria PM relatou, "um homem armado entrou no local e anunciou o assalto, além de levar o veículo, roubou pertences das pessoas que estavam no local, inclusive o celular do filho dele".
“O carro estava parado e enquanto eu lanchava, eles chegaram, anunciaram o assalto e levaram o carro. Eu não reagi, porque nós orientamos a população que não reajam a esse tipo de crime. O assaltante fugiu sem ferir ou agredir ninguém”, disse Marcos Sampaio, em entrevista ao portal TNH1.
Após o assalto, comandante da PM comunicou a ocorrência à corporação e, cerca de 12 horas após o alerta geral dado a todas as equipes e as buscas realizadas, o veículo foi recuperado no início da tarde de ontem, quarta-feira (14), depois de ser localizado numa travessa do bairro do Clima Bom, com um retrovisor quebrado, na parte alta da capital.
A caminhonete Amarok, de cor branca e placa QLE 2394 foi levada em direção ao Pontal da Barra, na região Sul da capital alagoana. Seu valor de mercado gira em torno de R$ 100 mil.
DESVIO DE FINALIDADE
O uso de veículo oficial para fins particulares configura, em tese, ato de improbidade administrativa ou até mesmo um tipo de crime denominado "peculato de uso", que pode resultar, inclusive, na perda do cargo ocupado pelo eventual autor do delito, entre outras penas previstas, como prisão.
Por isso, o Diário do Poder quis saber da assessoria de comunicação da PM de Alagoas, mais detalhes sobre a ocorrência. E aguarda respostas para os seguintes questionamentos: "Qual dispositivo da legislação prevê o uso do carro oficial da SSP para o comandante da PM levar os filhos para lanchar? O comandante não poderia utilizar transporte próprio?".
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz