Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

CERON empossa nova diretoria



O engenheiro Flávio Decat assumiu, na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da FIERO, a Presidência da Centrais Elétricas de Rondônia S.A. – CERON, em uma cerimônia onde compareceram os empregados da empresa.

Decat presidiu a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás (2001 a 2003) e a Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig (2004 a 2007). Esteve à frente, ainda, da Diretoria de Finanças, Participações e de Relações com Investidores da Cemig (2003 a 2007) e da Vice-Presidência e Diretoria de Distribuição da Empresa Energética do Mato Grosso do Sul - Enersul (1996 a 1997). Foi também Diretor Técnico da Itaipu Binacional (1995 a 1996) e Diretor de Produção da Eletrosul (1992 a 1993).

A Diretoria Financeira da empresa ficará a cargo de Pedro Carlos Hosken Vieira, enquanto Luis Hiroshi Sakamoto e Leonardo Lins de Albuquerque responderão respectivamente pela Diretoria de Gestão e pela Diretoria de Planejamento e Expansão. A gestão da nova Diretoria Executiva tem início formal retroativo a maio deste ano, com duração até 2010.

Os quatro diretores empossados são oriundos da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), e passam a exercer o controle das empresas de distribuição federalizadas, grupo formado por CERON (RO), CEAL (AL), CEPISA (PI), Eletroacre (AC), Manaus Energia S.A. (AM) e Boa Vista Energia S.A. (RR).

Reestruturação
 
De acordo com o Diretor-Presidente da CERON, engenheiro Flávio Decat, a empresa encontra-se em situação financeira difícil, apresentando patrimônio líquido negativo e sem caixa para sanar suas dívidas.
 
Buscando reverter o quadro de ineficiência financeira, a Eletrobrás assume o controle das distribuidoras então federalizadas, criando uma diretoria única para gestão dessas empresas, localizada no Rio de Janeiro/ RJ, na sede da própria Eletrobrás.
 
No caso específico da CERON, o principal desafio da nova diretoria será o combate às perdas de energia elétrica, que só na região de Porto Velho representam 47,8% de toda a energia comprada pela empresa e foi o pivô de um prejuízo de R$ 54 milhões, registrado em 2007.
 
Decat enfatizou, durante sua fala na cerimônia de posse, que o processo de reestruturação que começa a ser implantado na CERON é fruto de uma iniciativa da Eletrobrás para dar maior solidez à empresa, e assim viabilizar os investimentos que serão necessários para atender o crescimento do Estado de Rondônia nos próximos anos.
 
Com o advento do Complexo Madeira, o Estado passará por mudanças profundas, as quais afetarão toda a cadeia produtiva, e irão exigir investimentos de grande vulto da Eletrobrás. Para isso, a CERON passa a contar com um novo time de diretores, os quais demonstraram ontem (19) que há grande vontade política no setor elétrico, para que as companhias agora denominadas "Eletrobrás Distribuição" voltem a ter autonomia financeira e poder de investimento.
 
Homenagem
 
Além dos novos diretores da CERON, compareceram à posse, formando a mesa de cerimônia, Diretor de Planejamento e Expansão - Leonardo Lins de Albuquerque -, o Diretor de Operação - Márcio de Almeida Abreu -, e o Diretor de Assunto Regulatórios e Projetos Especiais - Uilton Roberto Rocha -, todos membros da nova Diretoria de Distribuição da Eletrobrás, criada para facilitar o processo de reestruturação pelo qual as seis companhias de distribuição federalizadas serão submetidas, entre elas a CERON.
 
Os antigos diretores da empresa – Paulo Roberto dos Santos Silveira, Maurício Vaz e Inácio Azevedo – também compuseram a mesa, e ao final da solenidade receberam, cada um, uma placa de homenagem dos empregados da empresa, em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido.

Erica Bianco - Jornalista DRT/RO 898
Centrais Elétrica de Rondônia S.A.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem com extensa ficha criminal é preso após tumultuar buscas por criança desaparecida no Orgulho do Madeira

Homem com extensa ficha criminal é preso após tumultuar buscas por criança desaparecida no Orgulho do Madeira

Na manhã de hoje (18), uma operação de patrulhamento da Polícia Militar no conjunto habitacional popular Orgulho do Madeira resultou na prisão de um

Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa no Acre

Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa no Acre

A acusada de isca, Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa nesta sexta-feira, 17 de janeiro, em Sena Madureira, durante u

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)