Quinta-feira, 19 de junho de 2008 - 17h55
O engenheiro Flávio Decat assumiu, na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da FIERO, a Presidência da Centrais Elétricas de Rondônia S.A. CERON, em uma cerimônia onde compareceram os empregados da empresa.
Decat presidiu a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás (2001 a 2003) e a Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig (2004 a 2007). Esteve à frente, ainda, da Diretoria de Finanças, Participações e de Relações com Investidores da Cemig (2003 a 2007) e da Vice-Presidência e Diretoria de Distribuição da Empresa Energética do Mato Grosso do Sul - Enersul (1996 a 1997). Foi também Diretor Técnico da Itaipu Binacional (1995 a 1996) e Diretor de Produção da Eletrosul (1992 a 1993).
A Diretoria Financeira da empresa ficará a cargo de Pedro Carlos Hosken Vieira, enquanto Luis Hiroshi Sakamoto e Leonardo Lins de Albuquerque responderão respectivamente pela Diretoria de Gestão e pela Diretoria de Planejamento e Expansão. A gestão da nova Diretoria Executiva tem início formal retroativo a maio deste ano, com duração até 2010.
Os quatro diretores empossados são oriundos da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), e passam a exercer o controle das empresas de distribuição federalizadas, grupo formado por CERON (RO), CEAL (AL), CEPISA (PI), Eletroacre (AC), Manaus Energia S.A. (AM) e Boa Vista Energia S.A. (RR).
Reestruturação
De acordo com o Diretor-Presidente da CERON, engenheiro Flávio Decat, a empresa encontra-se em situação financeira difícil, apresentando patrimônio líquido negativo e sem caixa para sanar suas dívidas.
Buscando reverter o quadro de ineficiência financeira, a Eletrobrás assume o controle das distribuidoras então federalizadas, criando uma diretoria única para gestão dessas empresas, localizada no Rio de Janeiro/ RJ, na sede da própria Eletrobrás.
No caso específico da CERON, o principal desafio da nova diretoria será o combate às perdas de energia elétrica, que só na região de Porto Velho representam 47,8% de toda a energia comprada pela empresa e foi o pivô de um prejuízo de R$ 54 milhões, registrado em 2007.
Decat enfatizou, durante sua fala na cerimônia de posse, que o processo de reestruturação que começa a ser implantado na CERON é fruto de uma iniciativa da Eletrobrás para dar maior solidez à empresa, e assim viabilizar os investimentos que serão necessários para atender o crescimento do Estado de Rondônia nos próximos anos.
Com o advento do Complexo Madeira, o Estado passará por mudanças profundas, as quais afetarão toda a cadeia produtiva, e irão exigir investimentos de grande vulto da Eletrobrás. Para isso, a CERON passa a contar com um novo time de diretores, os quais demonstraram ontem (19) que há grande vontade política no setor elétrico, para que as companhias agora denominadas "Eletrobrás Distribuição" voltem a ter autonomia financeira e poder de investimento.
Homenagem
Além dos novos diretores da CERON, compareceram à posse, formando a mesa de cerimônia, Diretor de Planejamento e Expansão - Leonardo Lins de Albuquerque -, o Diretor de Operação - Márcio de Almeida Abreu -, e o Diretor de Assunto Regulatórios e Projetos Especiais - Uilton Roberto Rocha -, todos membros da nova Diretoria de Distribuição da Eletrobrás, criada para facilitar o processo de reestruturação pelo qual as seis companhias de distribuição federalizadas serão submetidas, entre elas a CERON.
Os antigos diretores da empresa Paulo Roberto dos Santos Silveira, Maurício Vaz e Inácio Azevedo também compuseram a mesa, e ao final da solenidade receberam, cada um, uma placa de homenagem dos empregados da empresa, em reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido.
Erica Bianco - Jornalista DRT/RO 898
Centrais Elétrica de Rondônia S.A.
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no