Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 - 19h30
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE) realizou na manhã desta quarta-feira (27), no Plenário da Casa de Leis, Sessão Solene para entrega da outorga do Título de Cidadão Honorário ao jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade e ao professor padre Zenildo Gomes da Silva. A solenidade contou com a presença de dezenas de pessoas que prestigiaram momento único na vida de dois profissionais que muito fizeram pelo estado e deixam um grande legado na área da comunicação e educação.
A mais alta comenda entregue pelo Poder Legislativo a pessoas que prestaram relevantes serviços a sociedade foi concedida após aprovação de Projeto de Decreto Legislativo. A homenagem ao jornalista Ciro Pinheiro foi proposta em 2012, pelo deputado estadual Saulo Moreira (PDT), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Rondônia como estudioso, divulgador e correspondente jornalístico.
Ciro Pinheiro veio para Rondônia em 1967 visitar parentes. Gostou tanto que o adotou como seu Estado natal. Ingressou na imprensa rondoniense como redator e colunista social do Jornal Alto Madeira e, em 1968, criou a coluna social substituindo o então jornalista Euro Tourinho. Foi correspondente da revista ‘Veja’ durante quatro anos, na década de 80”.
50 anos de jornalismo
Em seu discurso, ressaltou a frase de Martin Luther King: “Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito.” Na opinião dele, a citação é válida para muitos dos presentes. “A emoção desta homenagem de entrega do título honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia é imensa. Este é o meu terceiro título de Cidadão Honorário: o primeiro, em Uruburetama, cidade serrana, distante 100 quilômetros de Fortaleza, onde morei 8 anos, até 1965 e que comecei a escrever como jornalista. O segundo em 2003, pela Câmara Municipal como Cidadão Honorário de Porto Velho e agora do Estado de Rondônia”, reportou o comunicador, considerando com a Sessão Especial, abertas as comemorações dos seus 50 anos de atividades jornalísticas. “Essas comemorações, que considero iniciadas hoje terão dois momentos: este, e o livro que pretendo lançar no final do ano. Sou rondoniense de coração e me sinto um filho de Rondônia. Agora, como cidadão honorário, esse sentimento encontra amparo legal. Tenho imensa honra de fazer parte deste grande estado”, concluiu agradecendo ao deputado Saulo Moreira pela homenagem.
Ao usar a palavra, o deputado Saulo Moreira destacou que não costuma indicar nomes para receber título honorífico. “Fui vereador por quatro mandatos em Ariquemes, e foram casos raros em que apresentei propositura de título de cidadão do município. Mas, no caso de Ciro Pinheiro, não tive dúvidas de sua idoneidade, de seu trabalho e de sua contribuição ao Estado de Rondônia”, salientou, lembrando que, quando ainda era criança em Ariquemes, Ciro Pinheiro já trabalhava pelo engrandecimento de Rondônia. “Por isso decidi fazer esta homenagem, em nome da sociedade rondoniense, para conceder a Ciro Pinheiro, o título que faltava e que ele tanto merece”, concluiu.
Padre Zenildo
Já a homenagem ao padre Zenildo foi apresentada em abril de 2012, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD), que evidenciou as atividades sacerdotais e o legado como professor que trabalhou até o limite máximo para sua permanência no serviço ativo perante o corpo docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Ao usar a Tribuna, o padre contou que chegou à Porto Velho em 1976, quando começou a dar aulas de Matemática. Em seguida foi diretor do Colégio Presidente Vargas e posteriormente, se dedicou à educação de professores. “Sinto-me lisonjeado pelo título que recebo de autoria do deputado Hermínio Coelho,” destacou.
Ele acrescentou que aos 70 anos continua ministrando aulas de Matemática, porque em Porto Velho ainda existem poucos professores desta matéria. “Também tenho atuado na Igreja. Cheguei há 27 anos no (bairro) Tucumanzal. Era um lugar violento, com muitos casos de usuários de drogas. Desenvolvemos um trabalho social, que agora é mais tranquilo do que antes. Com dificuldades ajudamos a construir um box da PM”, contou.
O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho (PSD) também disse que poucas vezes apresentou concessão de titulo de cidadão honorário como vereador e também como deputado. “temos que escolher bem quem deve ser homenageado para depois não se arrepender”.
Declarou que recebeu muitos pedidos de amigos para prestar essa homenagem ao padre e não teve dúvidas do merecimento. “Com essa entrega de títulos para quem tanto fez pelo nosso estado, a Assembleia acerta ao fazer justiça com pessoas realmente merecedoras”, afirmou
Fonte:Decom/ALE-RO / Elaine Maia/Eranildo C. Luna/Liliane Oliveira e Nilton Salina
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: