Sexta-feira, 24 de julho de 2015 - 15h11
Para traçar estratégias integradas de combate à criminalidade na região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, representantes do sistema de segurança pública de Rondônia e de entidades da sociedade civil se reuniram nesta sexta feira (24), em Porto Velho.
O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), onde o secretário Antônio Carlos dos Reis recebeu a comissão da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, moradores da Vila Ferroviária, Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia e representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Durante a reunião, o secretário Antônio Carlos dos Reis falou da dificuldade que a polícia tem para realizar o policiamento ostensivo no local, em razão do espaço não possuir iluminação adequada, e ainda existe uma desorganização dos vendedores ambulantes de lanches, não havendo a delimitação dos espaços.
“A polícia sozinha não resolverá o problema da EFMM. É imprescindível a participação e a união de esforços com outros órgãos, bem como a participação efetiva do município na iluminação e reestruturação do espaço, reunindo então as condições de se elaborar um planejamento específico”, salientou Reis.
O superintendente do Patrimônio da União (SPU) em Rondônia, Antônio Roberto dos Santos Ferreira, explicou que a área que compreende o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é de responsabilidade do município, todavia alertou da necessidade do trabalho em conjunto com as demais instituições públicas. “O tombamento da estrada de ferro não resolveu a situação precária que ainda se encontra. Trouxe ainda mais exigências e custos”, disse o superintendente.
Os participantes do encontro decidiram promover uma reunião ampliada no mês de agosto com a presença de representantes da Sedam, Seas, Secel, Sema, PF, Iphan, SPU, MPE, Sindsbor, Associação Madeira-Mamoré, Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Santo Antônio Energia e GGI.
Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Decom - Governo de Rondônia
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz