A Prefeitura de Porto Velho, através da coordenadoria municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), em parceria com a União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), vai oferecer a jovens da capital, de forma gratuita, curso de informática básica.O pacote que compreende Windows 7, Internet e Office 2007 módulo básico (Word e Excel)faz parte do Projeto de Inclusão Digital para a Juventude. A parceria tem como proposta o combate à exclusão social e a promoção da cidadania ativa, atendendo a pessoas menos favorecidas na capacitação digital, adequando-as à linguagem da informática, facilitando o acesso ao mercado de trabalho. "Desta forma estaremos melhorando a qualidade da mão de obra deste público, usando como ferramenta o ensino aliado às tecnologias", comentou o coordenador, Bruno Eduardo Costa Ribeiro.
Ao todo serão ofertadas 320 vagas, distribuídas em 8 turmas. Podem se inscrever pessoas com idade entre 15 a 29 anos, matriculadas no ensino regular de Educação Básica ou no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham concluído o Ensino Médio. Outro critério de participação é a renda familiar, priorizando famílias de baixa renda.
As inscrições poderão ser realizadas nos dias 23 e 24 de março, na Associação Beneficente dos moradores do Bairro Esperança da Comunidade, situada na Avenida Mamoré, nº4968, das 08h às 10h e das 14h às 16h. "Estamos cumprindo com a determinação do prefeito Mauro Nazif que é implantar e colocar em prática cursos que atendam à nossa juventude, que permitam que sejam capacitados para o mercado de trabalho e que tenham no contraturno de seus estudos uma atividade saudável e que transforme através do conhecimento. E este é apenas o início de uma série de atividades que estamos desenvolvendo. Em parceria com diversas secretarias já realizamos outros projetos e nossa meta é ampliar as parcerias e mais ações", destacou Bruno Eduardo.
O curso terá carga horária de 32 horas, sendo aplicado de segunda à quinta, no laboratório do Campus da Uniron, localizado na Avenida Mamoré, Bairro Cascalheira. Os participantes receberão uma apostila, camiseta e para aqueles que obtiverem frequência mínima de 75%, certificado de conclusão. "Está no sangue da nossa instituição a participação e apoio a projetos sociais. Entendemos que desta forma a juventude de Porto Velho pode ter um futuro melhor", concluiu o diretor administrativo financeiro da Uniron, Alexandre Porto.
Fonte: Renata Beccária
Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)