Segunda-feira, 23 de agosto de 2010 - 21h03
Pedido foi feito pelo governador Cabral; transferência deverá ser feita na terça-feira
Do R7
Os nove criminosos que foram presos no último sábado (21) após terem invadido o hotel Intercontinental, na zona sul, e feito 35 reféns, serão transferidos para o presídio federal de Porto Velho (RO) na terça-feira (24). O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferência atendendo a um pedido do governador Sérgio Cabral (PMDB) nesta segunda-feira (23).
De acordo com a Secretraria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, os presos serão encaminhados da peninteciária de Bangu IV diretamente para a capital de Rondônia. O processo ficará sob responsabilidade do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional).
Sérgio Cabral fez o pedido esta tarde durante um telefonema para o presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Zveiter.
O R7 vem mantendo contato com a assessoria do governador para saber os motivos que levaram Cabral a pedir a transferência dos criminosos mas ainda não obteve resposta.
Entenda o caso
A invasão ao hotel Intercontinental ocorreu após a PM ter feito um cerco em um grupo de traficantes que saía de uma festa no morro do Vidigal com direção à Rocinha. Os bandidos estavam em vans, carros e motocicletas, fortemente armados. O grupo esta escoltando o líder do tráfico na favela da Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, que estava na mesma festa.
Houve intenso tiroteio. Quatro policiais ficaram feridos e uma mulher, que estava entre os criminosos, morreu. Ela tinha envolvimento com o tráfico de drogas, segundo investigações.
Após o tiroteio, para fugir da PM, os bandidos invadiram o hotel Intercontinental e fizeram 35 reféns – entre funcionários e hóspedes. Os criminosos se entregaram após negociação com o Bope (Batalhão de Operações Especiais). Ninguém ficou ferido. Com eles, foram recolhidos oito fuzis, cinco pistolas, munição, granadas e radiocomunicadores.
O hotel foi ocupado pelo Bope, que realizou uma vistoria em todos os 418 quartos para verificar se ainda havia algum criminoso no local. Somente à noite o hotel voltou ao funcionamento normal.
Um outro traficante que participou do tiroteio foi preso pela PM na noite de sábado no hospital Getúlio Vargas, na Penha, zona norte, após usar uma ambulância para fugir da Rocinha. Ele permanece no hospital e ainda não deve ser transferido para o presídio.
O hotel foi ocupado pelo Bope, que realizou uma vistoria em todos os 418 quartos para verificar se ainda havia algum criminoso no local. Somente à noite o hotel voltou ao funcionamento normal.
Facções ateiam fogo em ônibus de Porto Velho e do interior para retaliar ações da polícia
Veja a reportagem:
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada