Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Em três dias, Operação Lei Seca tem 115 autuações e 43 presos no interior de Rondônia


Durante o ultimo final de semana (19,20 e 21 de junho), a equipe de operações especiais do Detran-RO em parceria com a Policia Militar de Trânsito dos municípios de Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Ariquemes e Pimenta Bueno participaram de uma grande operação de combate aos acidentes provocados pela mistura de álcool e direção. Foram registradas 115 autuações e 43 prisões de motoristas.

Gente de Opinião

Operação ocorreu em 5 municípios

“Precisamos intensificar ainda mais nossas operações repressivas e educativas, para que além de punir possamos educar. Nossa politica acredita que por meio da educação mudaremos o cenário do trânsito em Rondônia”, afirma o diretor-geral do Detran-Ro, José Albuquerque. Para ele, é preciso continuar as blitz para conscientizar a população dos perigos que o trânsito pode oferecer.

O diretor de Operações, Hugo Correia, afirma que os números demonstram que a população ainda se arrisca misturando álcool e direção. “Toda operação acentuamos a importância para a sociedade da intensificação da blitz da Lei Seca dentro da política de segurança pública. Cada motorista parado na fiscalização por suspeita de embriaguez é menos chance de um acidente de trânsito acontecer e provocar novas vítimas”, aponta.

LEI SECA
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito: 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue.

Nesse caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de obter a habilitação.

Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem sete pontos na carteira e têm a CNH apreendida. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo do 0,34 permitido pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa.
No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

 


Fonte
Texto: Detran-RO
Fotos: Detran-RO
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Polícia apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados em operação na fronteira de Rondônia

Durante a Operação FRONTEIRA SEGURA, voltada ao combate de crimes transfronteiriços na Fronteira Central do Estado de Rondônia, uma guarnição

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

Receita Federal e Polícia Federal participam de operação de combate a práticas ilícitas no comércio de gêneros alimentícios destinados à Venezuela

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta terça-feira (18/02), a operação PUBLICANOS, que tem por objetivo apurar e combater

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

PF autoriza concurso para provimento de 1.000 novos cargos

A Polícia Federal anunciou, nesta sexta-feira (14/02), a realização de um novo concurso público para o recrutamento e seleção de 1.000 novos policia

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

CV interligado: faccionado preso em Porto Velho é fugitivo do Acre e queria matar policiais em RO

Um fugitivo do Complexo Penitenciário de Rio Branco (AC) e um foragido da Justiça foram presos na terça-feira (11) em Porto Velho, em apoio a uma op

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)