Sexta-feira, 9 de outubro de 2009 - 09h46
Amanda Mota
Agência Brasil
O deputado cassado pela Assembleia Legislativa do Amazonas no último dia 1º, Wallace Souza (PMN), entregou-se à polícia hoje (9), por volta das 6h30, no horário de Brasília. O ex-deputado estava foragido desde segunda-feira (5), quando o juiz Mauro Antony, da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes, expediu o mandado de prisão.
Wallace Souza se apresentou ao titular da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus), Lélio Lauria, na presença do delegado-geral de polícia, Mário César Nunes, do advogado dele, Francisco Balieiro, e de alguns parentes. Tudo foi acertado ontem (8) à noite, numa reunião com a família e o advogado, na própria secretaria. Preservar a segurança e a saúde do ex-deputado foi o ponto alto da reunião, segundo informou a Sejus à Agência Brasil. Wallace Souza apresenta a saúde debilitada, de acordo com a família.
Neste momento, Souza está sendo levado ao Instituto Médico Legal em Manaus para ser submetido a exame de corpo de delito. O procedimento é obrigatório, de acordo com a legislação penal, antes do efetivo ingresso em qualquer unidade prisional. Em seguida, ele será conduzido à Unidade Prisional do Puraquequara, na zona Leste de Manaus, onde estão detidos presos provisórios. O ex-deputado ficará 15 dias em regime de isolamento.
Wallace Souza foi cassado pela Assembleia Legislativa do Amazonas por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual dos crimes de tráfico de drogas, coação de testemunhas, porte ilegal de armas e formação de quadrilha.
A quadrilha da qual Walace Souza é acusado de participar também envolve o filho dele, Raphael Souza, que está preso no Batalhão da Polícia Militar, em Manaus, por posse ilegal de armas e munições.
Com a cassação, o ex-deputado será julgado pela Justiça comum e está impedido de se candidatar pelos próximos oito anos. Como o caso ganhou repercussão internacional, Wallace Souza poderá ser submetido a júri popular.
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: