Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Falso médico é conduzido a delegacia em Corumbiara



O  fato aconteceu na manhã desta última terça-feira (12). O acusado, identificado como Rodrigo Braga de Oliveira, de 33 anos de idade, foi conduzido até a delegacia do município por exercício irregular da Medicina. Segundo denúncias feitas ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia  (CREMERO), Rodrigo atendia como Médico Oftalmologista.Falso médico é conduzido a delegacia em Corumbiara - Gente de Opinião

Toda ação foi acompanhada pelas Polícia Civil e Militar, juntamente com o Delegado Fiscal do CREMERO, Dr. Marco Túlio Teodoro, que ao chegarem ao local, constataram a veracidade dos fatos. O acusado atendia em um quarto de hotel . A secretária do falso médico confirmou que tratava-se de exame oftalmológico. O valor cobrado pela consulta era de R$ 50,00 (cinquenta reais) e, na agenda encontratada, constavam oito nomes de pacientes para atendimento durante o dia.

“A situação era precária. O quarto onde ele realizava os atendimentos  além de ser pequeno, era sujo. Soubemos que era a terceira vez que o falso médico realizava esses atendimentos dentro desse hotel. O computador que ele usava com a tabela de Snellen ficava em cima de uma cadeira. Como as nossas autoridades, a Secretaria de Saúde e a própria Vigilância Sanitária não sabem de situações como esta? Além de não possuir alvará de funcionamento, ainda tem a questão da sonegação” ressaltou o delegado do CREMERO.

Ao ser abordado, o acusado afirmou ser Optometrista e possuir formação reconhecida pelo Ministério da Educação.  Na delegacia, ele ainda efetuou uma ligação dizendo ser para seu assistente, proprietário de uma ótica na região. Ao ser indagado sobre a questão da prescrição dos óculos, Rodrigo disse que usava receitas anteriores e que nos casos de ausência das mesmas, fazia uma mensuração artesanal, já que não possuía o lensômetro, aparelho usado para medir o grau dos óculos. 

"A lei no Brasil é bem clara ao estabelecer que a profissão de optometrista se confunde com a de óptico, podendo portanto, confeccionar óculos depois de prescritos pelo médico Oftalmologista", declarou ainda Marco Túlio.

Todo material do acusado foi apreendido pela polícia, dentre eles, um refrator de Greens, aparelho de refratometria, um oftalmoscópio, instrumento utilizado para observação das estruturas oculares e três prescrições oftalmológicas.

"Pessoas são enganadas por vários falsos médicos em todo o Brasil, acreditando que são atendidas de forma adequada. O que querem é só vender óculos e ficar com o dinheiro das pessoas", declarou Renata Campos Salles, presidente da Associação Rondoniense de Oftalmologia.

“Infelizmente temos observado aumento do exercício ilegal da Medicina e a precariedade do sistema de saúde público no estado. Desta forma o Conselho criou a figura dos Delegados Fiscais, que atuarão constantemente na busca do melhor atendimento à população” finalizou o presidente do CREMERO, Dr. Cleiton Bach.

A ocorrência de n° 569-2016 foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Cerejeiras.
 

Recorrência

Esta não é a primeira vez que o acusado é conduzido à presença da autoridade policial. Em janeiro do ano passado, Rodrigo Braga de Oliveira foi flagrado realizando os mesmos procedimentos dentro de uma igreja no município de Itapuã do Oeste. Naquela ocasião, ele também teve todos os seus objetos apreendidos, sendo liberado logo em seguida.

Fonte: Renata Vannier / CREMERO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)