Sexta-feira, 12 de junho de 2009 - 22h22
Na noite da última quarta-feira (10 de junho) o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) Denis Roberto Baú recebeu empresários, industriários, autoridades, diretores e imprensa para apresentar a FEIRON Internacional 2009. Na ocasião, Baú também apresentou o Manifesto Pró Rondônia, documento assinado por representantes de 17 sindicatos do Estado, o Pool de Empresas e pela FIERO.
Durante seu discurso o presidente do Sistema Indústria falou sobre o empenho da FIERO que juntamente com o Instituto Euvaldo Lodi cuja equipe está trabalhando desde o início do ano para a realização e sucesso da Feira da Indústria de Rondônia, que será realizada de 16 a 20 de setembro de 2009, no SESI Clube. "Com este evento objetivamos a aproximação entre os empresários rondonienses; a criação de um ambiente favorável de negócios entre as nossas empresas e as que estão se instalando e oferecer produtos de Rondônia para o mercado internacional através de rodadas de negócios", enfatizou.
A Feira da Indústria chega a sua terceira edição com o desafio de ser um evento internacional. Em 2009, a FIERO em parceria com o governo de Rondônia, Banco da Amazônia, SEBRAE e IEL, transformará mais uma vez o Estado em uma grande oportunidade para a realização de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras, envolvendo setores da madeira, alimentação, construção, têxtil, metal mecânico e gráfico, entre outros setores da industria rondoniense.
Baú também destacou o sucesso da caravana "Fronteiras do Progresso" que levou mais de 50 empresários para rodadas de negócios no Peru. "O sucesso da missão foi resultante do comprometimento pessoal do governador Ivo Cassol, do secretário estadual de Finanças, José Genaro e do secretário de Desenvolvimento Social, Marco Antônio Petisco, que por meio de suas influências, conseguiram promover mais de 6 rodadas de negócios com as Câmaras de Indústrias e comércio dos Países vizinhos, congregando os empresários andinos em torno de um importante projeto de integração, entre governo e classe industrial, com o objetivo de abrir portas para o produto rondoniense"
O presidente falou também sobre o Manifesto Pro Rondônia assinado naquela data por representantes de entidades sindicais dos mais variados setores da indústria local, que vem a público manifestar sua preocupação com o atual estágio de instabilidade política que vive Rondônia, por causa do julgamento do processo eleitoral que foi instaurado contra o Governador de Rondônia.
"Nosso Estado vive um momento ímpar, apresentando um crescimento invejável, contrapondo os efeitos da crise que assola a economia mundial", afirmou Baú. "Os investimentos maciços em projetos estruturantes, realizados pelo Poder Público Federal e Estadual, além daqueles realizados pelo Setor Privado, permitem apresentar indicadores altamente positivos, tais como o PIB Estadual, que no primeiro trimestre apresentou substancial crescimento, enquanto o PIB Nacional encontra-se com viés negativo".
Baú foi enfático ao lembrar que Rondônia passa por uma onda de prosperidade jamais vista, principalmente com as obras de infra-estruturas que estão sendo realizadas pelos governos estadual e federal pavimentando o crescimento do Estado para os próximos 30 anos. "Certamente, o investimento em infra-estrutura traz progresso para todos os setores da economia. Rondônia vem crescendo a passos largos e precisamos trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento sustentável do Estado, ajudando a sociedade a vencer as barreiras e alcançar o progresso". Ao final de seu discurso, Denis Baú foi efusivamente aplaudido.
O 1º vice-presidente da FIERO, José Marcondes Cerrutti enfatizou a importância do Manifesto do setor produtivo e empresarial do Estado em prol da atual equipe econômica e política de Rondônia. "Não estamos discutindo nomes, mas o momento não é o ideal, pois caso haja troca de governo todos os projetos que estão em andamento, o pacote de obras de um bilhão de reais que o governo lançou, estas obras vão ser paralisadas, havendo uma mudança será muito prejudicial para Rondônia que vive um momento impar em sua história".
Cerrutti frisou que "as entidades assim com a Federação das Indústrias de Rondônia não defendem bandeiras partidárias, muito menos interesses políticos ou pessoais, porém, não podemos nos omitir, sobre os reflexos que certamente irão impactar na economia Estadual, pois uma nova equipe administrativa, a despeito de formular um projeto político, precisa avaliar suas ações e investimentos dentro da sua nova proposta de gestão, incorrendo invariavelmente, na redução do ritmo de crescimento, sobretudo, considerando que teremos uma nova eleição, num lapso de pouco mais de 1 ano, podendo levar a nossa atividade produtiva a um contínuo processo de desaceleração do desenvolvimento".
O evento contou com a presença de Manoel Serra, representando o governador Ivo Cassol, do superintendente do SEBRAE de Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, do coordenador da Indústria e Comércio, Aníbal Martins, do presidente da Força Sindical, Antonio Amaral, do delegado representante da Confederação Nacional das Indústrias, Júlio Miranda, do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, do superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa, entre outros convidados.
Na ocasião foi exibido um vídeo institucional sobre as duas primeiras edições da FEIRON (2007 e 2008) e as perspectivas para a edição 2009 que passa a ser evento internacional.
Fonte: UNICOM - FIERO
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: