Terça-feira, 26 de julho de 2011 - 12h28
Ao contrário do que foi divulgado por alguns setores da imprensa local, a fiscalização eletrônica para flagrar e punir motoristas infratores em Porto Velho ainda não está funcionando. A afirmação é do secretário adjunto de transportes e trânsito, João Marcos. Segundo ele, câmeras foram instaladas em alguns cruzamentos da capital rondoniense, mas somente para monitorar o fluxo de veículos. Os equipamentos também podem ser utilizados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesdec) em caso de alguma ação criminosa, para ajudar no esclarecimento de crimes.
O secretário, no entanto, garante que muitas novidades serão implantadas com objetivo de melhorar o trânsito, dando mais segurança para todos, principalmente aos condutores. “O prefeito nos autorizou a modernizar a sinalização semafórica, inclusive com a implantação do chamado ‘furão’, semáforos que funcionam como se fossem lombadas eletrônicas para flagrar aqueles que gostam de avançar o sinal vermelho”, afirmou. Cerca de 9 milhões de reais serão investidos.
João Marcos declarou que o “Furão” visa conter as estatísticas que apontam os maiores índices de acidentes em cruzamentos sinalizados. Nesse caso, sensores e câmeras serão acionados todas as vezes que algum condutor imprudente resolver “furar” o sinal vermelho. “O motorista terá o carro com a placa fotografada e, com isso, não poderá escapar das punições previstas na lei”, explicou. Ele acrescentou que os equipamentos serão instalados nas esquinas mais perigosas de Porto Velho.
As lombadas eletrônicas também serão instaladas nas vias de maior movimento e onde os acidentes ocorrem com maior freqüência, devido ao abuso de velocidade. Tanto no caso dos “furões” quanto das lombadas, os processos estão em fase de análise. João Marcos Acredita que até o final do ano o processo licitatório será concluído e a prefeitura poderá implantar os equipamentos.
Câmeras
Conforme o secretário, a Semtran conta atualmente com cinco câmeras para monitorar o fluxo dos veículos. Elas estão instaladas na Carlos Gomes com Marechal Deodoro, Sete de Setembro com Marechal Deodoro, Sete de Setembro com José de Alencar, Pinheiro Machado com Jorge Teixeira e na Rio Madeira com Calama. Mais sete câmeras, num total de 12, deverão ser instaladas para monitorar outros cruzamentos.
A função dessas câmeras, de acordo com João Marcos, é mostrar a realidade. Desta forma, a prefeitura poderá promover mudanças para que o trânsito flua melhor, como aumentar ou diminuir o tempo dos semáforos. Ele explica que a Semtran monitora eletronicamente 34 semáforos à distância, podendo fazer qualquer alterações neles sem precisar ir ao local.
Uma sala exclusiva para monitoramento de câmeras, semáforos e radares está sendo montada na própria sede da Semtran. João Marcos acredita que dentro de 50 dias o sistema estará funcionando.
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro
A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic
Polícia Militar lança Operação: "Aliança pela Vida, Moradia Segura"
Com o objetivo de garantir segurança aos moradores dos condomínios populares "Morar Melhor" e "Orgulho do Madeira", com ações para desarticular orga
Nesta quinta-feira (26/12), o MPRO, em conjunto com as forças de segurança pública, deflagrou a Operação Audácia 5, fruto de mais uma ação integrada
Após meses de investigações e operações policiais, Maico Raimundo da Silva, considerado um criminoso de alta periculosidade em Rondônia, foi localiz