Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Governador solicita Força Nacional de Segurança para Rondônia



Visando manter a ordem e garantir a segurança da população, ameaçada pela iniciativa da Associação das Esposas, Pensionistas e Familiares dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Rondônia de barrar a entrada e saída de viaturas dos quartéis na capital, o governador Ivo Cassol solicitou ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que enviasse ao estado a Força Nacional de Segurança, efetivo policial permanente, formado por policiais de elite de vários estados, que atendem temporariamente a situações especiais em locais determinados pelo Ministério da Justiça. Recentemente atuou no estado do Rio de Janeiro, durante os Jogos Pan-Americanos, reduzindo drasticamente a criminalidade na capital daquele estado.

O ofício número 150 do Gabinete do Governador, enviado na tarde desta quinta-feira ao ministro, explica a real situação da segurança no estado e as reivindicações da Associação junto ao Governo do Estado, entre outras, de reajuste salarial de 50% aos soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, totalmente incompatível com a realidade administrativa-financeira do estado.

O governador justificou o pedido, em caráter de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, visando resguardar a ordem, a segurança e a tranqüilidade das famílias rondonienses, visto que, apesar de liminar emitida em favor do Governo do Estado, declarando o movimento ilegal, sob pena de multa e prisão caso continue, algumas integrantes insistem em permanecer nos portões dos quartéis em clara desobediência a uma determinação judicial.

Mesmo com a ação do movimento prejudicando o pleno funcionamento do aparato policial, o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e da Polícia Civil de Rondônia tem sido importante na manutenção da ordem. Nenhum incidente grave havia sido registrado até a noite desta quinta-feira.

Cassol, que permanece no interior do estado vistoriando obras e assinando convênios com prefeituras, espera uma decisão favorável do ministro Tarso Genro ainda nesta sexta-feira, o que irá garantir a segurança dos rondonienses, especialmente da capital, que nos próximos dias viverá o carnaval fora de época, movimentando milhares de brincantes.

Independente da continuidade do movimento, num claro desrespeito às Leis, o governador Ivo Cassol deixou claro que utilizará de todos os meios legais disponíveis para garantir à população a tranqüilidade e a manutenção da ordem desejada pelos rondonienses.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)