Terça-feira, 24 de março de 2015 - 05h37
O combate aos crimes ambientais em Rondônia foi reforçado com um moderno helicóptero Esquilo, que alcança 220 quilômetros de velocidade por hora. O aparelho foi entregue ontem, segunda-feira (23), no hangar oficial, em Porto Velho, à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
O emprego da aeronave no combate ao desmatamento, patrulhamento rural e ocupação de terras também trarão ganhos para a segurança, avaliou o governador Confúcio Moura. A outra vantagem, segundo ele, é que será possível atuar no resgate, por exemplo, em locais de difícil acesso.
“Temos recebido notícias ruins dando conta que o desmatamento cresceu na Amazônia. Temos que enfrentar com determinação este problema”, destacou Confúcio. Segundo o governador, uma aeronave deste porte não é luxo, “é ferramenta necessária para atender a população”.
A aeronave é considerada de multiuso e será utilizada ainda em ações fiscalização ambiental de fronteiras e no apoio a outros órgãos como da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).
Segundo o major Carlos Lopes Silva, comandante do Núcleo de Operações Especiais – NOA, da Sesdec, este é o modelo de aeronave mais utilizados na área de segurança em todo o país pela versatilidade e confiabilidade. O helicóptero foi testado com sucesso nas manifestações do dia 15 deste mês na capital.
O chefe do NOA explica que o helicóptero (modelo AS350 B2) tem autonomia de três horas. A aeronave, que também é chamada de Esquilo em razão da agilidade no deslocamento, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, além de farol de busca, o que possibilita a participação em operações noturnas.
Na cerimônia de entrega da aeronave, o vice-governador Daniel Pereira e os secretários Antônio Carlos dos Reis, da Sesdec; Evandro Padovani, da Seagri, e Vilson Sales Machado, da Sedam, realçaram a importância da aeronave para suas pastas.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino e Diego Queiroz
Decom - Governo de Rondônia
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: