Quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 13h41
Operação denominada Awina, desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, apreendeu mais de 800 metros cúbicos de madeira ilegal. Desse montante, foram apreendidos 360 metros cúbicos de madeira ilegal, equivalente a 14 caminhões carregados, mais 476 metros cúbicos de carvão vegetal sem comprovação de origem. A operação foi realizada na região de Ministro Andreazza (RO).
Os ficais entraram na área onde se encontrava a madeira. De longe, foi possível ver as toras empilhadas pelo terreno. Para dificultar o trabalho dos fiscais, os possíveis donos colocavam galhos com folhagem para dificultar a fiscalização aérea.
Segundo o Analista Ambiental, Lisarbson Messias, os fiscais permanecerão na região, fiscalizando as cerrarias e os pátios madereiros.
Espécies
Madeiras com mais de 500 anos, de espécie nativa, como a maracatiara, cedro e ipê foram apreendidos na operação. Há forte indicio de que a madeira tenha sido retirada de reservas indígenas, próximo de onde foi realizada a operação. Estavam prontas para serem comercializadas.
Suspense
Enquanto era realizada a metragem da madeira, os fiscais receberam outra denúncia. Ao chegar ao novo local, foi encontrada mais de 80 toras de madeira, cerca de 200 metros cúbicos. "Provavelmente essas madeiras tem a mesma origem, agora vamos procurar o proprietário desta área para que ele aponte os responsáveis desta madeira apreendida" destacou o fiscal do IBAMA.
Madeira apreendida
Toda madeira apreendida deverá ser, após os tramites administrativos, doada a prefeitura de Cacoal.
Fonte: Gentedeopinião com informações de Paulo Henrique/Rondoniainfoco
Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados
Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in
PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int
Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia
A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,
PF apreende R$100 mil que seriam utilizados para compra de votos
Veja a reportagem: