Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Inaugurado Centro de Referência para mulheres



Prefeitura inaugura Centro de Referência para atender mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Porto Velho inaugurou na tarde desta sexta-feira (27) o Centro de Referência para Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência “Sonho de Liberdade”, localizado à Rua Rafael Vaz e Silva com Tabajara, bairro São João Bosco. A cerimônia contou com a presença da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

De acordo com a coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Mara Regina, desde o início da atual gestão a prefeitura assumiu o compromisso de prestar atendimento integral e humanizado ao público feminino em situação de violência, além de ajudar no combate e na prevenção. A princípio, segundo a coordenadora, vão ser disponibilizados atendimentos psicológico, social e jurídico. O objetivo é trabalhar a auto-estima das vítimas, prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e inseri-las em programas sociais.

O prefeito Roberto Sobrinho destacou o empenho do governo Lula pela igualdade entre os gêneros e falou das principais conquistas de sua administração, como a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, a inauguração da Maternidade Municipal e o fato de as mulheres ocuparem mais de 50% de seu secretariado.

Nilcéia Freire disse que o Governo Federal está formando uma grande rede de atenção às mulheres, em parceria com as prefeituras. “Esse centro de referência vai garantir melhor qualidade de vida e possibilitar que as mulheres sejam bem atendidas”, disse. Ela também informou que o Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra Mulheres trabalha pela consolidação da Lei Maria da Penha, proteção das crianças, garantia dos direitos humanos e contra o tráfico de mulheres.

A senadora Fátima Cleide conclamou as mulheres a lutarem pela criação e instalação de uma vara específica para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, compromisso este que deve ser assumido pelo Governo do Estado. “Porto Velho é uma das capitais brasileiras com maior índice de violência contra as mulheres”, lamentou.

Os vereadores Sandra Moraes, José Wildes e Assis Raupp também prestigiaram a solenidade, que contou com representantes do juiz Daniel Lagos, da Terceira Vara Criminal; delegada Valquiria Boaventura, titular da Delegacia de Defesa da Mulher e Família; capitã PM Maria Aparecida, secretários municipais e representantes de diversas entidades que defendem os direitos das mulheres.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Homem com extensa ficha criminal é preso após tumultuar buscas por criança desaparecida no Orgulho do Madeira

Homem com extensa ficha criminal é preso após tumultuar buscas por criança desaparecida no Orgulho do Madeira

Na manhã de hoje (18), uma operação de patrulhamento da Polícia Militar no conjunto habitacional popular Orgulho do Madeira resultou na prisão de um

Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa no Acre

Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa no Acre

A acusada de isca, Edsandra Costa da Silva, conhecida como “Vitória do CV”, foi presa nesta sexta-feira, 17 de janeiro, em Sena Madureira, durante u

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

Polícia Militar apreende mais de 300 motocicletas durante Operação Corta Giro

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou em 2024 a Operação Corta Giro, uma inic

Gente de Opinião Domingo, 19 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)