Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Investimento do governo em segurança passa por treinamento e aperfeiçoamento de policiais militares


Um Curso por muito esperado em todas as polícias militares brasileiras por dar ao policial militar um aperfeiçoamento na missão de servir e proteger a sociedade, especialmente quando gera tumulto e aglomerações de pessoas com o objetivo de atingir a um determinado grupo ou pessoa individual. Cerca de 40 policiais da PM de Rondônia, Distrito Federal, Acre, Bahia, Investimento do governo em segurança passa por treinamento e aperfeiçoamento de policiais militares  - Gente de OpiniãoPará, e Base Aérea de Porto Velho, participam do Curso de Operações de Choque da Polícia Militar do Estado de Rondônia que teve início em 11 de março e término previsto para 21 de abril deste ano.

De acordo com o coronel PM Cesar, Comandante Geral da Corporação, o governador Confucio Moura atendeu a uma antiga reivindicação dos policiais militares que deixavam Rondônia na busca destes conhecimentos, gerando despesas ao Estado e ao participante.

Choque ligeiro

Uma das disciplinas desenvolvida esta semana, o choque ligeiro, tem por objetivo capacitar os integrantes deste Pelotão, em ações de choque com emprego de viaturas leves, bem como o emprego tático no policiamento motorizado, visando o atendimento mais rápido em situações como assalto a banco, desinterdição de via, intervenção em presídios, atuar em varreduras e barreiras em locais de alto índice criminal, bem como apoiar as viaturas de serviço ordinário em ocorrências complexas, tendo como instrutor o 2º tenente PM Erasmo.

Situações reais

Houve treinamento em vários locais de Porto Velho simulando situações reais onde os alunos passaram pelo estresse de atendimento de ocorrências de alto risco como: desinterdição da Avenida Jorge Teixeira (simulando manifestantes e impedindo o trânsito de veículos naquele local), barreira realizada nas Avenida Jatuarana e Mamoré (onde inclusive foi apreendida uma arma de fogo), cumprimento de mandado de prisão na rua Treze, Bairro Mocambo, intervenção rápida no presídio Urso Branco (simulando início de rebelião em uma das alas), abordagem simulando assalto ao Banco do Brasil da Presidente Dutra e Banco do Brasil agência da D. Pedro II.

Atendimento a ocorrência

Lucas J. S. L, com sintomas de embriaguez, atingiu cinco veículos, uma bicicleta e atropelou cinco pessoas, no final desta semana. Um cidadão chamado Gilvan sofreu traumatismo craniano e foi levado as pressas ao hospital João Paulo II.

São Sebastião II

Neste fato, de acordo com o tenente PM Erasmo, instrutor da disciplina Choque Ligeiro aconteceu um pedido de apoio pelas guarnições do serviço ordinário onde uma turba se formou para linchar o infrator que atropelou várias pessoas naquele local, havendo uma pronta intervenção da guarnição do choque ligeiro, obtendo êxito em dispersar a multidão, evitando um mal maior.

A PM informou que o trabalho realizado pelos policiais, na disciplina Choque Ligeiro e no atendimento a esta ocorrência foi dentro da legalidade. Uma das pessoas que estava no local, atirou uma pedra contra os policiais atingindo um deles tendo recebido a pronta resposta.

Os integrantes do Curso de Choque Ligeiro, segundo o coordenador agiram no estrito cumprimento do dever. A agressão foi registrada através de filmagens e mostra quando o policial foi atingido. A prisão do acusado e a ação da PM estão no Boletim de Ocorrências 2778/2013.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)