Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Justiça

Abordagem com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual é tema de palestra no TJRO


Abordagem com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual é tema de palestra no TJRO - Gente de Opinião

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) promoveu nesta segunda-feira, 15, a palestra “Como conversar com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual”, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado. O evento foi elaborado pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho.

A palestra contou com um público diversificado, contendo magistrados(as), psicólogos(as), assistentes sociais e estagiários(as) de diversos órgãos, além de pais e mães interessados(as) no tema. A mesa de abertura foi composta pelo juiz Flávio Henrique de Melo, da Vara de Proteção à Infância e Juventude, e pela gestora do Núcleo Psicossocial da vara, Sayonara de Oliveira Souza.

“Essa é uma iniciativa ímpar do Tribunal, importante no momento atual, em que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes vêm aumentando. Essa palestra mostra que o Tribunal está comprometido com a causa e, junto às demais instituições, terá trabalho de maior eficiência no combate a essa criminalidade”, disse o magistrado.

A palestrante foi a mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Julieta Jacob. A educadora sexual explicou conceitos como o de sexualidade e consentimento, a importância de usar uma linguagem adequada e honesta com as crianças para falar do corpo e sexualidade, e apresentou os principais sinais que devem ser observados para identificar uma criança em possível situação de violência sexual.

Julieta lembrou que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mas alertou que o tema deve ser objeto de debate permanente. “Essa iniciativa deve acontecer não só em maio, mas no ano todo para a gente promover essa prevenção, como o Tribunal fez hoje abrindo uma conversa. O diálogo é um recurso tão simples que protege as crianças e adolescentes, na medida em que a gente começa a entender melhor esse fenômeno tão complexo”.

Entre as participantes da palestra, estava a psicóloga Esthela Bianchini, acompanhada de algumas colegas do Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Eu atendo crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e essa palestra que a Emeron proporcionou é muito importante porque, se surgir algum caso, nós como profissionais da saúde saberemos a melhor forma de abordar, como tratar com os pais também porque, querendo ou não, é um assunto delicado”, declarou.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

MPF e MP/RO garantem fornecimento gratuito de canabidiol a criança com epilepsia grave

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) obtiveram decisão para obrigar a União a fornecer, de forma

TJRO mantém condenação de banco por empréstimo consignado fraudulento contra aposentada

TJRO mantém condenação de banco por empréstimo consignado fraudulento contra aposentada

Os julgadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) mantiveram a sentença do juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Rolim de Mou

MPF promove, em parceria com a Unir, evento com reflexões sobre o enfrentamento à violência de gênero em Rondônia

MPF promove, em parceria com a Unir, evento com reflexões sobre o enfrentamento à violência de gênero em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), promoveu, em 23 de março, a palestra “Universidade pa

MPF obtém extinção de mandado de segurança que tentou blindar uma draga contra fiscalização no Rio Madeira (RO)

MPF obtém extinção de mandado de segurança que tentou blindar uma draga contra fiscalização no Rio Madeira (RO)

A Justiça Federal acolheu integralmente o parecer do Ministério Público Federal (MPF) e extinguiu um mandado de segurança que pretendia obter proteç

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)