Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Abordagem com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual é tema de palestra no TJRO


Abordagem com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual é tema de palestra no TJRO - Gente de Opinião

A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) promoveu nesta segunda-feira, 15, a palestra “Como conversar com crianças e adolescentes sobre prevenção de violência sexual”, no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado. O evento foi elaborado pela Vara de Proteção à Infância e Juventude de Porto Velho.

A palestra contou com um público diversificado, contendo magistrados(as), psicólogos(as), assistentes sociais e estagiários(as) de diversos órgãos, além de pais e mães interessados(as) no tema. A mesa de abertura foi composta pelo juiz Flávio Henrique de Melo, da Vara de Proteção à Infância e Juventude, e pela gestora do Núcleo Psicossocial da vara, Sayonara de Oliveira Souza.

“Essa é uma iniciativa ímpar do Tribunal, importante no momento atual, em que os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes vêm aumentando. Essa palestra mostra que o Tribunal está comprometido com a causa e, junto às demais instituições, terá trabalho de maior eficiência no combate a essa criminalidade”, disse o magistrado.

A palestrante foi a mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maria Julieta Jacob. A educadora sexual explicou conceitos como o de sexualidade e consentimento, a importância de usar uma linguagem adequada e honesta com as crianças para falar do corpo e sexualidade, e apresentou os principais sinais que devem ser observados para identificar uma criança em possível situação de violência sexual.

Julieta lembrou que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, mas alertou que o tema deve ser objeto de debate permanente. “Essa iniciativa deve acontecer não só em maio, mas no ano todo para a gente promover essa prevenção, como o Tribunal fez hoje abrindo uma conversa. O diálogo é um recurso tão simples que protege as crianças e adolescentes, na medida em que a gente começa a entender melhor esse fenômeno tão complexo”.

Entre as participantes da palestra, estava a psicóloga Esthela Bianchini, acompanhada de algumas colegas do Centro de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Eu atendo crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência e essa palestra que a Emeron proporcionou é muito importante porque, se surgir algum caso, nós como profissionais da saúde saberemos a melhor forma de abordar, como tratar com os pais também porque, querendo ou não, é um assunto delicado”, declarou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF recomenda pagamento de gratificação por titulação a professores indígenas em Rondônia

MPF recomenda pagamento de gratificação por titulação a professores indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO) que reconheça o direito à gratificação de ti

Em recomendação, o MPRO requer melhorias sanitárias em escolas indígenas de Ji-Paraná

Em recomendação, o MPRO requer melhorias sanitárias em escolas indígenas de Ji-Paraná

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da promotora de Justiça Conceição Forte Baena, emitiu última recomendação à Superintendência Regio

MPRO acompanha destruição de quase duas toneladas de drogas e formatura do Proerd

MPRO acompanha destruição de quase duas toneladas de drogas e formatura do Proerd

O Ministério Público de Rondônia participou, nesta quarta-feira (9/7), de duas ações voltadas ao combate e à prevenção ao uso de drogas no Estado. P

MPF recomenda medidas para reforçar fiscalização no Porto de Guajará-Mirim (RO) e combater crimes na região

MPF recomenda medidas para reforçar fiscalização no Porto de Guajará-Mirim (RO) e combater crimes na região

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Polícia Federal, à Receita Federal e à Marinha do Brasil a adoção de providências para reestruturar

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)