Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Atuação do MPT inibe trabalho irregular de estrangeiros

Empresa firma termo de ajuste de conduta para respeitar e garantir os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira para os estrangeiros contratados que executem tarefas no território nacional


Atuação do MPT inibe trabalho irregular de estrangeiros - Gente de Opinião

A empresa C L Pereira – ME, em audiência realizada na sede Procuradora Regional do Trabalho, em Porto Velho, e presidida pela Procuradora do Trabalho Camilla Holanda Mendes da Rocha, firmou TAC – Termo de Ajuste de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho (MPT), no qual assume compromissos de abster-se de admitir ou manter empregado sem o respectivo registro em carteira de trabalho e previdência social (CTPS), livro, ficha ou sistema eletrônico competente, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 13, 40 e 41.

Na cláusula 2ª do Termo foi estabelecida a obrigação da empresa contratar trabalhador estrangeiro por contrato de trabalho, de acordo com as normas da legislação trabalhista brasileira; e que tenha ingressado no Brasil com visto temporário de trabalho, na forma do artigo 13, inciso V, da Lei n; 6.815/80, respeitados os requisitos do artigo 15 da mesma lei e demais normas relativas a trabalho e ingresso de estrangeiros no Brasil.

A empresa se obriga ainda a respeitar e garantir os direitos trabalhistas previstos na legislação brasileira para os estrangeiros contratados que executem tarefas no território nacional.

Penalidades – Em caso de descumprimento integral ou parcial das obrigações contidas na cláusula 1ª do Termo a empresa estará sujeita ao pagamento de multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), incidindo a penalidade por trabalhador prejudicado e ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, no caso de não cumprir as obrigações estabelecidas nas cláusulas 2ª d 3ª do TAC.

A empresa LC Pereira, que atua como empreiteira no ramo da construção civil, foi autuada e investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) pela prática de irregularidades entre as quais o trabalho irregular de estrangeiros.

O termo de ajuste de conduta foi firmado nos autos do Inquérito Civil – IC 00036.2020.14.000.

 

CARTILHAS

Confira aqui nossa cartilha Direitos dos Trabalhadores voltada à população imigrante. Ela está em quatro idiomas: português, espanhol, francês e inglês. Clique aqui para acessar as cartilhas.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)