Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpre ciclo de palestras da campanha Maio Laranja

O combate à violência sexual às crianças e aos adolescentes ocorreu também em escolas indígenas


Comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpre ciclo de palestras da campanha Maio Laranja - Gente de Opinião

No pátio de chão batido da escola indígena Anomãe, as crianças e adolecentes indígenas da etnia Tupari e Boatt Gearinny, ouviram da assistente social Joicy Karla Mancini de Oliveira e da psicóloga Elisangela Sobreira de Oliveira, formas de identificar e prevenir abusos ou violência sexual. A ação fez parte de uma série de palestras que o Núcleo Psicossocial da comarca de Alta Floresta d'Oeste cumpriu em alusão à campanha Maio Laranja, de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

colagemEscolaAldeia2

Durante todo o mês de maio, por conta do dia 18, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são desenvolvidas campanhas e projetos neste sentido por todo o Judiciário brasileiro. Em Rondônia, cada comarca programou atividades reflexivas, como a que ocorreu em Alta Floresta d'Oeste. De uma maneira lúdica, as profissionais do Judiciário buscaram desenvolver atividades que conscientizassem os alunos da escola indígena sobre possíveis situações de abuso e como procurar ajuda.

colagemEscolaAlta2

As palestras também foram realizadas em outras escolas da rede municipal de ensino tais como Escola Colégio Tiradentes, da Polícia Militar e a Escola Municipal 17 de junho, que ficam na cidade de Alta Floresta d'Oeste e a Escola Rural Boa Esperança, no Distrito Vila Marcão. As atividades tiveram o apoio da juíza substituta, que está responsável pela comarca, Ane Bruinjé. 

 

Oficina

MaioLaranjaAlta

No dia 30 de maio, o Nups da comarca aplicou a I Oficina de Escuta Especializada, voltada aos componentes de redes de proteção à infância, tais como Conselho Tutelar, equipes de saúde, educação e assistência social. A mesa de autoridades contou com a presença e participação da Defensoria, Delegacia, Ministério Público e Prefeito Municipal.  

A rede de proteção ainda está em processo de organização e formação do Comitê que dará início aos procedimentos da escuta especializada, que consiste em entrevista sobre uma possível situação de violência contra a criança ou adolescente com objetivo de garantir a proteção e o cuidado da vítima, podendo ser realizada por intuições ligadas à rede, profissionais da educação, da saúde, conselhos tutelares, serviços de assistência social, dentre outros. 

A oficina ocorreu no auditório do Fórum de Alta Floresta d'Oeste, com cerca de cinquenta participantes. “Todos eles se tornam aliados nossos no combate a essa triste realidade que muitas de nossas crianças enfrentam”, explicou a psicóloga Elisangela Sobreira de Oliveira.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO disponibiliza canal de denúncia anônima para vítimas de organização criminosa investigada

MPRO disponibiliza canal de denúncia anônima para vítimas de organização criminosa investigada

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), disponibiliza um can

MPF pede plano para controle de búfalos exóticos em Rondônia e alerta para riscos ambientais, econômicos e sanitários

MPF pede plano para controle de búfalos exóticos em Rondônia e alerta para riscos ambientais, econômicos e sanitários

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido liminar, para que seja determinado o controle e a erradicação de búfalos n

MPF obtém liminar determinando que empresa suspenda transporte de carga acima do peso em Rondônia

MPF obtém liminar determinando que empresa suspenda transporte de carga acima do peso em Rondônia

A Justiça Federal em Rondônia acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou, em caráter de urgência (liminar), que a empresa Cairu

MPF entra com ação contra empreendedores e ANM para que garantam a segurança da Barragem Igarapé Mutum, em RO

MPF entra com ação contra empreendedores e ANM para que garantam a segurança da Barragem Igarapé Mutum, em RO

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal contra a Cooperativa Metalúrgica de Rondônia (Coopermetal),

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)