Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião
Direito

Especialização em Direito promove, na próxima segunda (14), aula magna sobre o uso das novas tecnologias pelo Poder Judiciário


Especialização em Direito promove, na próxima segunda (14), aula magna sobre o uso das novas tecnologias pelo Poder Judiciário - Gente de Opinião

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoverá no dia 14 de março a aula inaugural da turma 2022 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), em Porto Velho e Cacoal, com o tema “O Poder Judiciário na Idade Mídia”. O evento, gratuito e aberto a toda a sociedade, será realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo no Canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron). 

 

Primeira pós-graduação lançada pela Escola, a EDCM possui turmas anuais com duração de dois anos, voltadas ao público interno e externo do Tribunal de Justiça de Rondônia. No primeiro ano letivo acontecem as aulas teóricas ministradas por juízes(as) e desembargadores(as) do TJRO. Os doze meses restantes são voltados à elaboração da monografia e durante todo o curso é ofertado o Programa de Residência Judicial, estágio extracurricular não-obrigatório.

 

A aula inaugural da turma 2022, com o tema “O Poder Judiciário na Idade Mídia” apresentará um debate sobre o uso das novas tecnologias pelo Poder Judiciário e o intenso processo de transformação digital que tem ocorrido na justiça brasileira, bem como suas repercussões sociais. A Aula Magna será ministrada pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e docente do EDCM, Alexandre Miguel. Miguel cursa doutorado em Ciência Jurídica, é mestre em Poder Judiciário, além de especialista em Direito Penal, Direito Constitucional e em Poder Judiciário.

 

O evento será realizado com transmissão ao vivo pela internet através do canal da Escola da Magistratura de Rondônia no YouTube e é voltado aos mais de 150 discentes matriculados para a turma 2022 em Porto Velho e Cacoal, além de acadêmicos(as), profissionais do direito e interessados pela temática. A aula magna será certificada em 2 h/a, mediante inscrições realizadas durante a transmissão.

 

A referia aula está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global, iniciativa global que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária.

 

Com o evento são diretamente atingidos os ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e todas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

OAB Rondônia cria força-tarefa para combater golpe do falso advogado

OAB Rondônia cria força-tarefa para combater golpe do falso advogado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) intensificou suas ações contra o golpe do falso advogado, uma fraude que tem vitimado

 Valentina Franco faz história como a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da OAB

Valentina Franco faz história como a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da OAB

A advogada Valentina Franco conquistou um marco histórico na advocacia rondoniense ao se tornar a primeira mulher trans do estado a ter seu nome in

Alex Teixeira assume Superintendência da OAB RO e impulsiona órgãos auxiliares

Alex Teixeira assume Superintendência da OAB RO e impulsiona órgãos auxiliares

O advogado Alex Teixeira, Diretor-Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), é o novo superintendente dos Órgãos Aux

OAB Rondônia: protagonista na luta pela sustentação oral e na defesa da advocacia

OAB Rondônia: protagonista na luta pela sustentação oral e na defesa da advocacia

A advocacia e a comunicação se entrelaçam de forma indissociável, pois o direito à ampla defesa depende da voz ativa dos advogados e advogadas na co

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)