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Mero Aborrecimento: OABRO lança campanha em defesa dos consumidores rondonienses contra abusos de companhias aéreas


Mero Aborrecimento: OABRO lança campanha em defesa dos consumidores rondonienses contra abusos de companhias aéreas - Gente de Opinião

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) adota mais uma medida em defesa da advocacia e dos consumidores rondonienses. Nesta segunda-feira (18/12), a Ordem lança a campanha “Isso não é mero aborrecimento”. O objetivo é destacar que os danos causados pelo descaso de companhias aéreas, ao atrasar e cancelar voos, são juridicamente relevantes e devem ser reparados. A iniciativa visa reforçar também que a causa do grave problema é ocasionada pela retirada de voos, somada aos reiterados atrasos e cancelamentos e à má prestação de serviço das companhias aéreas.

Rondônia já é o estado que tem as tarifas aéreas mais caras do país, conforme levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado pela rede de televisão CNN recentemente. Além disso, está cada vez mais difícil conseguir vagas nos poucos voos que ainda operam no estado.

Um cenário que se consolida após as companhias aéreas declararem publicamente que o grande número de ações e condenações em Rondônia as estaria fazendo reduzir a malha aérea que atende as cidades rondonienses.

Toda essa má prestação de serviço tem sido classificada pelas empresas aéreas como “mero aborrecimento”. Por outro lado, as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos rondoniense crescem a cada dia. A OABRO busca mobilizar a população e autoridades para reverter essa percepção com a campanha que utiliza um vídeo institucional para ilustrar a realidade enfrentada pelos passageiros.

O primeiro vídeo, ambientado em um guichê do aeroporto de Porto Velho, apresenta uma abordagem cômica, mas ao mesmo tempo impactante, na qual uma atendente informa a um cliente sobre o cancelamento do voo. “A intenção é evidenciar os prejuízos causados pelas atitudes das companhias aéreas, afetando negativamente quem viaja, seja em busca de lazer, negócio ou mesmo tratamento médico”, destaca Márcio Nogueira, presidente da OABRO.

O líder da advocacia rondoniense ainda ressalta que é necessário que os consumidores estejam conscientes de seus direitos e não abram mão de exercê-los por meio de um advogado de sua confiança.

A advocacia tem desempenhado um papel importante na defesa dos consumidores rondonienses que buscam justiça diante dos abusos praticados.

“Se apenas um consumidor reclama é uma voz isolada. Agora, temos um estado todo gritando que está ficando isolado, que está sendo obrigado a assumir uma responsabilidade que não é sua, mas sim das companhias aéreas que devem obedecer a regulação própria do setor. Os rondonienses querem e têm direito de ter acesso a serviços de qualidade por preços justos. Não podemos ficar reféns de companhias aéreas que se eximem de responsabilidade e jogam a culpa para outra categoria ou mesmo para o cidadão. O consumidor precisa continuar reclamando por seus direitos e para isso vai continuar com apoio integral da advocacia, defensora do consumidor rondoniense”, reitera o presidente da OABRO.

Desde o início da redução dos voos em Rondônia, a OABRO tem empreendido diversas ações em defesa dos direitos dos consumidores. “A campanha “azul, nosso céu é sempre azul” obteve grande adesão da população, e a Ordem ingressou com uma interpelação judicial para exigir esclarecimentos das companhias aéreas sobre as alegações feitas e buscar medidas para a solução do problema causado por elas”, relembra Nogueira.

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