Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Direito - Gente de Opinião
Direito

Quais os direitos da pessoa com câncer?


Quais os direitos da pessoa com câncer? - Gente de Opinião

O ciclo normal das células do corpo humano é crescer, se dividir e morrer. Portanto, é muito normal que as células do corpo humano se dividam para criarem outras. No entanto, algumas vezes, há um surgimento de células defeituosas, ou cancerosas. As células cancerosas se dividem sem controle algum. Algumas vezes, o sistema imunológico do corpo consegue combater esse tipo de célula.

Quando ele não tem sucesso, entretanto, a célula cancerosa continua a se multiplicar desordenadamente, invadindo tecidos e órgãos de maneira muito rápida, incontrolável e agressiva. A partir daí, essas células começam a formar tumores que são chamados de câncer.

Desse modo, o câncer não é uma doença única. Pelo contrário, é apenas um nome genérico a um conjunto que abarca mais de cem doenças, cujo ponto em comum é o crescimento desordenado das células do corpo junto a invasão de tecidos e órgãos.

Por ser tão diversa, é quase impossível encontrar uma cura para o câncer. No máximo, pode-se achar a cura de determinados tipos de câncer. Logo, as melhores alternativas são tratamentos como radioterapia e quimioterapia.

Além disso, o câncer é extremamente agressivo e, cada vez mais, se torna mais comum. Apenas no ano de 2017, a doença levou a óbito mais de 217 mil pessoas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas em 2018 foram registrados mais de 500 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo 300.140 casos diagnosticados em homens e 282.450 novos casos diagnosticados em mulheres.

Por ser tão agressiva, quanto mais cedo for identificada, maiores as chances do paciente se recuperar. Contudo, para isso, é preciso que o tratamento se inicie rapidamente. Assim, a Lei 12.732/2012 estabelece que o paciente com câncer deve iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de até 60 dias após a realização do diagnóstico.

Além desse direito, o paciente com câncer possui vários outros, tais quais:

     Auxílio-doença;

     Aposentadoria por invalidez;

     Isenção de IPI na compra de automóveis;

     Isenção do imposto de renda na aposentadoria;

     Saque do FGTS;

     Saque do PIS/PASEP

     Reconhecer ou Dissolver União Estável

Para saber como conseguir os auxílios e acessar seus direitos, recomendamos que acesse o portal do Inca.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

OAB Rondônia cria força-tarefa para combater golpe do falso advogado

OAB Rondônia cria força-tarefa para combater golpe do falso advogado

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) intensificou suas ações contra o golpe do falso advogado, uma fraude que tem vitimado

 Valentina Franco faz história como a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da OAB

Valentina Franco faz história como a primeira advogada trans de Rondônia a ter o nome incluído na carteira da OAB

A advogada Valentina Franco conquistou um marco histórico na advocacia rondoniense ao se tornar a primeira mulher trans do estado a ter seu nome in

Alex Teixeira assume Superintendência da OAB RO e impulsiona órgãos auxiliares

Alex Teixeira assume Superintendência da OAB RO e impulsiona órgãos auxiliares

O advogado Alex Teixeira, Diretor-Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), é o novo superintendente dos Órgãos Aux

OAB Rondônia: protagonista na luta pela sustentação oral e na defesa da advocacia

OAB Rondônia: protagonista na luta pela sustentação oral e na defesa da advocacia

A advocacia e a comunicação se entrelaçam de forma indissociável, pois o direito à ampla defesa depende da voz ativa dos advogados e advogadas na co

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de março de 2025 | Porto Velho (RO)