Quarta-feira, 17 de janeiro de 2024 - 14h06
Visando à proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado e dando
continuidade ao acompanhamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na
capital, os Promotores de Justiça titulares das Promotorias de Defesa do Meio
Ambiente e Urbanismo de Porto Velho expediram Recomendação Conjunta ao Prefeito
de Porto Velho, recomendando a regularização da contratação e execução de todos
os serviços relacionados ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos, não se limitando
à contratação do aterro sanitário. A recomendação também pede que seja
informada, no prazo de 15 dias, qual a forma de contratação adequada e
suficiente para delimitar e regularizar o serviço de coleta e transporte de
resíduos sólidos na capital.
Os Promotores verificaram que apesar do encerramento do “Lixão da Vila
Princesa” e contratação de Aterro Sanitário ambientalmente adequado, em
novembro de 2023, diversas situações relacionadas ao Gerenciamento de Resíduos
Sólidos ainda carecem de regularização, ajustes e ampla publicidade.
De acordo com a recomendação, é fundamental que o Município analise e decida
pela regularização da contratação de todos os serviços de gerenciamento de
resíduos sólidos, notadamente de coleta e transporte de resíduos sólidos, como
também adote providências imediatas para responsabilizar os grandes geradores
de resíduos sólidos.
A recomendação considera a Lei 14.026/2020, que exige forma específica à
contratação de serviços de gerenciamento de resíduos sólidos e garante a
observância dos princípios da transparência, da tecnicidade, da celeridade e
objetividade das decisões administrativas, consoante previsto expressamente no
art. 21, da Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o
saneamento básico.
O documento, que fixa prazos para resposta quanto ao atendimento, foi entregue
em reunião realizada com os gestores do município responsáveis pela temática na
capital, durante reunião na manhã desta quarta-feira (17/1).
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