Quarta-feira, 29 de julho de 2020 - 15h04
O juiz Ilisir Bueno Rodrigues se despediu do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em sessão virtual realizada na tarde da última terça-feira (28). O magistrado atuou na Corte Eleitoral desde 2018 até esta data como membro titular no biênio 2018/2020. A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia.
Em nome da Corte, o vice-presidente e corregedor geral Alexandre Miguel proferiu palavras ao eminente magistrado, enaltecendo o brilhante desempenho do colega em seu mandato. “O conhecimento jurídico do juiz Ilisir Bueno, aliado à sua sabedoria, capacidade, humildade, delicadeza no trato, mas com profundo conhecimento jurídico trouxe o equilíbrio necessário na tomada das decisões desta Corte ao longo desse biênio que se encerra. Me permito dizer que Rondônia tem muita sorte de possuir magistrados de alto nível como o do juiz Ilisir Bueno que hoje deixa o nosso Tribunal Regional Eleitoral”.
Na ocasião, Ilisir Bueno Rodrigues também teve a sua atuação elogiada pelos demais membros, juiz federal Marcelo Stival, juízes Francisco Borges Ferreira Neto, Edson Bernado Andrade Reis Neto, Noel Nunes de Andrade e o procurador regional eleitoral, Luiz Gustavo Mantovani.
O Juiz Ilisir Bueno iniciou seu discurso agradecendo as palavras generosas, afáveis e amigáveis de pares tão distintos, com os quais teve uma convivência tão harmoniosa, agradável, encorajadora e salutar nos últimos meses. “Hoje eu me despeço, amanhã chega um novo membro, é o ciclo da nossa vida...Tenho a sensação de dever cumprido, não me arredei em nenhum momento do meu compromisso com a Justiça. Ao encerrar o meu período nessa egrégia Corte sinto-me como o apostolo Paulo no fim da sua jornada, quando no livro sagrado, na segunda carta ao Timóteo, capítulo 4 e versículo 7 que disse: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, dei o meu melhor em busca da aplicação da Justiça nesta Corte, cumpri minha missão”.
O magistrado também destacou a atuação dos servidores e agradeceu a todos na pessoa da servidora Áurea Cristina Saldanha Oliveira, e destacou também o apoio da servidora já aposentada Elizeth Mesquita, Edgard Manoel Azevedo Filho, Eliane Possamai Leite e Wanderlea Lessa Mariaca. “Agradeço muito especialmente um servidor, Ademar Mendes que me assessorou na jornada, sua contribuição foi inestimável para a realização do trabalho que me foi incubido” concluiu.
Trajetória
Em 1994 foi aprovado no IX Concurso de provas e títulos para ingresso na carreira da magistratura do Estado de Rondônia, exercendo o cargo de Juiz Substituto por dois anos e meio nas Comarcas de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão D’Oeste. Promovido, por merecimento, para a 2ª entrância, exerceu suas funções nas Comarcas de Pimenta Bueno (um ano) e Cacoal, para onde foi removido a pedido (três anos).
Promovido, por merecimento, para a 3ª entrância em 2001, para o cargo de juiz auxiliar da capital, exerceu suas funções na Vara de Execuções Fiscais, 4ª e 5ª Varas Cíveis e 2ª Vara da Fazenda Pública.
No ano de 2005 foi removido a pedido para a titularidade da 7ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho, onde exerce suas funções atualmente.
No período de janeiro/2016 a dezembro/2017, exerceu as funções de Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.
Além disso, o Juiz Ilisir exerceu nobre função no magistério, no curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Cacoal/RO), no ano de 1997 e, desde o ano 2000, é professor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia. Também fora eleito pelo pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia para exercer a função de Vice-Diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, no biênio 2014/2015.
Na Justiça Eleitoral muito contribuiu com o fortalecimento da democracia tendo atuado como juiz substituto em diversas zonas eleitorais, no período de 1994 a 2000. Foi Juiz Eleitoral Titular da 11ª Zona Eleitoral, no período de 1999 a 2001.
Nas zonas eleitorais da capital foi juiz substituto por diversas ocasiões e titular da 2ª ZE em 2002, bem como da 23ª Zona Eleitoral nos períodos de 2005 a 2007 e de 2008 a 2010.
Na Corte Eleitoral, o juiz teve atuação marcante nas Eleições Gerais de 2018, buscando assegurar a legitimidade do voto e a legalidade do processo eleitoral. Ao longo do biênio 2018/2020, foram distribuídos ao seu gabinete 327 (trezentos e vinte e sete) processos, destes foram relatados 313 (trezentos e treze), restando pendentes apenas 14 processos.
Ilisir Bueno também exerceu a função de diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, e promoveu ações relevantes de cidadania e capacitação de magistrados e servidores, das quais se destaca o Projeto Patrulha Eleitoral e o Mestrado de Sociologia e Direito.
Em 2019 concluiu o mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, promovido pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.
O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
MPF quer informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia
O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) pedindo informações sobre a cobertura vacinal infantoju
Atendendo a pedido de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o município de São Miguel do Guaporé (RO) a
Contaminação por agrotóxicos, proliferação de animais peçonhentos, crescentes casos de malária e dengue são problemas enfrentados pelos moradores da