Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020 - 17h02
Após dez horas de julgamento, o réu Railson Rodrigues da Costa foi condenado à pena de doze anos de reclusão, em regime inicial fechado, por ter matado José Francisco Gomes da Silva com vários tiros, motivado por ciúmes, ao tê-lo encontrado conversando com sua companheira. Presidido pelo juiz titular do 2º Tribunal de Júri da comarca de Porto Velho, José Gonçalves da Silva Filho, o júri, ocorrido na terça-feira, 4 de fevereiro, foi o primeiro realizado no Fórum-Geral César Montenegro.
Jurados
Antes de dar início à sessão de julgamento, o magistrado explicou sobre a responsabilidade que recai sobre os jurados. “Os senhores serão os responsáveis por decidir sobre a condenação ou absolvição dos acusados de crimes dolosos contra vida, sejam eles tentados ou consumados”, ressaltou. Dentre os convocados para prestarem serviços de jurados, alguns nunca haviam participado de um julgamento, e, por isso, o juiz José Gonçalves esclareceu quais os procedimentos do júri.
Julgamento
Após o sorteio dos jurados foram ouvidas três testemunhas, e, posteriormente, o interrogatório do acusado. Em seguida iniciou o debate entre a acusação e a defesa. O Ministério Público requereu a condenação de Railson. Já a defesa, manifestou-se pela absolvição alegando que o réu agiu em legítima defesa, que teria cometido o crime sob o domínio de violenta emoção, e, por isso, pediu a exclusão das circunstâncias qualificadoras: motivo fútil e do recurso que dificultou a defesa da vítima.
Durante a réplica, a acusação ratificou o pedido de condenação do acusado e rebateu as teses deduzidas pela defesa, em especial a tese do homicídio privilegiado. Na tréplica, a defesa manteve as teses já defendidas.
Encerrado os debates, o conselho de sentença reuniu-se para a votação e decidiu pela condenação de Railson pela prática delitiva prevista no art. 121, §2º (homicídio qualificado), II e IV, do Código Penal. A defesa adiantou que irá recorrer da decisão.
Agenda de júris
Nesta quarta, dia 5, Wilton Lopes Brito é julgado sob acusação de ter matado José Pereira de Lima com uma paulada, por ciúmes de sua esposa. O crime foi “no dia 23 de fevereiro de 2013, por volta de 19h30, na Rua Gregório de Matos, Bairro Teixeirão, na Comarca de Porto Velho-RO”.
Clique aqui para ver os julgamentos realizados em fevereiro
MPRO cumpre mandados de prisão contra ex-deputado da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ex-deputado Carlão de Oliveira foi preso nesta sexta-feira (28) em uma ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia. Ele estava foragido há
MPRO obtém sentença inédita com pena de quase 18 anos por estupro virtual
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de um homem por estupro virtual contra uma criança de 10 anos. A sentença, proferida nes
O Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelo Estado de Rondônia contra decisão da 1ª Vara d
Divulgado o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público do TJRO – Servidores
O Instituto Consulplan, banca organizadora do Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) – Servidores, publicou nesta quarta-feira (