Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá

Presidente do STF foi recebido em Porto Velho pelo desembargador Raduan Miguel


Ministro Barroso visita Fórum Digital de Rondônia e segue para Humaitá - Gente de Opinião

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, realizou uma visita significativa ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, em Rondônia, na segunda-feira, dia 17 de junho. O projeto do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) tem se destacado nacionalmente, sendo premiado com o Innovare, conhecido como o "Oscar da Justiça Brasileira".

O Fórum Digital é uma iniciativa inovadora do TJRO, implantada em seis localidades no estado de Rondônia, que promove a inclusão digital e facilita o acesso dos cidadãos(ãs) aos serviços judiciários. A estrutura moderna e funcional permite que processos sejam agilizados e que os(as) cidadãos(ãs) possam resolver suas pendências jurídicas de maneira simples e rápida. A relevância do projeto é tamanha que o Conselho Nacional de Justiça recomendou sua implementação em todo o judiciário nacional.

Durante a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, o ministro Barroso foi acompanhado pelo presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, que destacou as funcionalidades e os benefícios do fórum para a comunidade local. Além do presidente do TJRO, estiveram presentes o desembargador Daniel Lagos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) e o juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti.

Após a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari, o ministro Barroso seguiu para Porto Velho, de onde se deslocou para Humaitá, no sul do Amazonas. Em Humaitá, Barroso participou de uma solenidade oficial, oportunidade em que foi firmado o termo de cooperação técnica entre os Tribunais de Justiça de Rondônia, do Acre e Amazonas, com objetivo de facilitar o acesso à Justiça nas localidades mais afastadas dos centros urbanos. O presidente Raduan destacou a importância de levar cidadania aos brasileiros vulneráveis nesta região. A atuação itinerante da Justiça, que tem Rondônia como pioneira dessa prática no país, foi enaltecida pelo desembargador, pois a itinerância do judiciário hoje tem vultuosidade em nível nacional, sendo abraçada pelo CNJ e STF, capitaneados pelo ministro Barroso. A visita do ministro ao Amazonas demonstra a importância de levar a justiça mais próxima do cidadão, reforçando a presença do Judiciário em regiões mais remotas do país.

Fórum Digital

Para o presidente do TJRO, a presença do ministro Barroso em Rondônia e Amazonas reforça o compromisso do STF e do CNJ com a modernização e a acessibilidade do sistema judiciário brasileiro. Segundo Raduan Miguel, a visita ao Fórum Digital de Candeias do Jamari não só celebra o sucesso da iniciativa rondoniense, mas também serve como exemplo para outras regiões do país, incentivando a replicação de práticas que promovem a eficiência e a inclusão no Judiciário.

O juiz secretário-geral destacou que o Fórum Digital representa a modernização do Judiciário brasileiro e a democratização do acesso à justiça, garantindo que serviços essenciais estejam disponíveis para todos(as) os(as) cidadãos(ãs), independentemente de sua localização geográfica.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO cumpre mandados de prisão contra ex-deputado da Assembleia Legislativa de Rondônia

MPRO cumpre mandados de prisão contra ex-deputado da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ex-deputado Carlão de Oliveira foi preso nesta sexta-feira (28) em uma ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia. Ele estava foragido há

MPRO obtém sentença inédita com pena de quase 18 anos por estupro virtual

MPRO obtém sentença inédita com pena de quase 18 anos por estupro virtual

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de um homem por estupro virtual contra uma criança de 10 anos. A sentença, proferida nes

Tribunal de Justiça revoga liminar e libera licitação para gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Tribunal de Justiça revoga liminar e libera licitação para gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim

O Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelo Estado de Rondônia contra decisão da 1ª Vara d

Divulgado o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público do TJRO – Servidores

Divulgado o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público do TJRO – Servidores

O Instituto Consulplan, banca organizadora do Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) – Servidores, publicou nesta quarta-feira (

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)