Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020 - 18h12
O Recurso Extraordinário do processo ADIN-TJ/RO nº. 0803065-54.2018.822.0000, que trata da jornada de trabalho de 6 horas corridas dos servidores do TJ/RO e MP/RO já está no Supremo Tribunal Federal e foi distribuído para o Relator Ministro Luiz Fux.
Entenda o Caso
Os servidores do TJ/RO cansados com a atual jornada de trabalho que é alternada, decidiram de forma independente criar um movimento pra alterar a Constituição do Estado (Art. 20-B).
Liderados pelo servidor Brunno Oliveira (idealizador), o projeto foi apadrinhado pelo Deputado Hermínio Coelho e aprovada por unanimidade.
A tão sonhada jornada de 6 horas corridas visando a qualidade de vida dos servidores chegava ao fim, após 10 anos de sofrimento.
Mas, infelizmente não foi assim! O TJ/RO acompanhado do MP/RO não entenderam que os servidores queriam apenas dar respaldo jurídico para a mudança da jornada.
O processo ADIN nº. 0803065-54.2018.822.0000 foi ajuizado pelo MP/RO e julgado procedente pelo próprio TJ/RO, ou seja, pelas partes diretamente interessadas na causa.
Inconformados com a perda de um direito duramente conquistado e sem apoio nenhum da entidade sindical (Sinjur), mais uma vez o movimento de servidores, agora intitulado ''Justiça 12 horas'' (2 turnos de 6 horas), entrou em ação, dessa vez vendendo rifas e fazendo uma vaquinha virtual para pagar um renomado advogado de Goiânia a fim de ganhar a causa e conseguiram contratar esse profissional.
O recurso foi protocolado e o processo agora se encontra no STF com pedido liminar aguardando julgamento.
Os servidores do TJ/RO mereciam um prêmio pela garra e determinação, afinal enfrentar o sistema não é pra qualquer um, defender uma bandeira dessa magnitude sem apoio nenhum é digno da luta dos trabalhadores, tendo em vista, que todos os Poderes do estado já trabalham 6 horas corridas, apenas o TJ/RO que não.
O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial, em Rondônia, que reconheceu a competência da Justiça Federal para julgamento sobre a rei
O Ministério Público Federal (MPF) fez um acordo (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC) com a empresa Comando Diesel Transporte e Logística, transp
MPF apresenta ação para que União e INSS priorizem Rondônia em nomeações de concurso de servidores
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar a União e o Instituto Nacional de Seguro Social (I
O Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta quinta-feira (19), uma recomendação ao Grupo Amazon Fort, ao Grupo Pisa Festival e à Prefeitura de