Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MP expede recomendação para garantia de vagas destinadas a cota racial em cargos públicos no estado


MP expede recomendação para garantia de vagas destinadas a cota racial em cargos públicos no estado - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia expediu recomendação ao chefe do Poder Executivo de Rondônia e ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO) para que promovam ações voltadas à elaboração e aprovação de projeto de lei estadual que garantam no mínimo 20% para cota racial nos concursos públicos, visando assegurar acesso com igualdade de oportunidades ao serviço público estadual aos afrodescendentes.

A recomendação, assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, e pela Promotora de Justiça, Edna Antonia Capeli da Silva Oliveira, menciona que a Lei Estadual a ser criada deve estar em conformidade com a Lei Federal nº 12.990/2014, estabelecendo as formas de efetivação do direito e de preenchimento das vagas e demais questões dispostas na norma federal.

O documento especifica também que o regulamento a ser elaborado deve garantir que os candidatos negros concorram ao mesmo tempo às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso, para que não ocorra distorções que dificultem o acesso e gerem ainda mais desigualdades.

Encaminhado à mesa diretora anterior, o despacho foi reencaminhado à legislatura em vigência, reiterando o pedido para que sejam adotadas as providências necessárias, como forma de garantia de direitos e de acesso aos cargos públicos, de forma proporcional e igualitária a todos, segundo aponta a Constituição Federal.

O MP de Rondônia expediu a recomendação por meio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Curadoria da Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, Curadoria de Pessoas com Deficiência, Curadoria do Idoso, Curadoria de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPT atua para o Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval de Porto Velho 2025

MPT atua para o Combate ao Trabalho Infantil no Carnaval de Porto Velho 2025

O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu a Recomendação N.º 5363.2025 à Liga dos Blocos de Carnaval de Porto Velho, com o objetivo de prevenir

MPRO e forças de segurança deflagram Operação RED IGNIS, mirando envolvidos nos ataques ocorridos em janeiro de 2025

MPRO e forças de segurança deflagram Operação RED IGNIS, mirando envolvidos nos ataques ocorridos em janeiro de 2025

Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio de seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com as

MPT RO/AC sediará encontro nacional do fórum de combate aos Impactos dos agrotóxicos e transgênicos

MPT RO/AC sediará encontro nacional do fórum de combate aos Impactos dos agrotóxicos e transgênicos

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT RO/AC) sediará, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025, o Encontro Nacional Anual do Fórum N

MPF atua para garantir acessibilidade no transporte aéreo no país

MPF atua para garantir acessibilidade no transporte aéreo no país

O Ministério Público Federal (MPF) tem atuado de forma incisiva na defesa dos direitos das pessoas com deficiência quanto à acessibilidade no transp

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)