Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MP participa de evento do projeto “Apadrinhando uma História"


MP participa de evento do projeto “Apadrinhando uma História" - Gente de Opinião

Na manhã desta sexta-feira (9/9), foi realizada na arquidiocese de Porto Velho uma capacitação envolvendo padrinhos cadastrados no projeto Apadrinhando uma História, idealizado pelo 2º Juizado de Infância e Juventude, Serviço de Acolhimento Institucional (SAIN) da Secretaria de Assistência Social e Família do Município de Porto Velho, Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público e Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

O MP foi representado pelo Promotor de Justiça Marcos Tessila, que compôs a mesa de autoridades, juntamente com representantes do Tribunal de Justiça, Selo Unicef e Semasf. Em sua fala, o Promotor explanou sobre a importância do projeto na vida das crianças e adolescentes que estão nos serviços de acolhimento institucional e familiar da Capital.

O “Apadrinhando uma História” é um projeto que tem o objetivo de estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente em acolhimento institucional e familiar vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, psíquico, cognitivo, educacional e financeiro.

Nesse sentido são propostas diversas atividades que vão além de oferecer um bom desenvolvimento desses jovens, bem como tentar minimizar ou curar feridas sociais e emocionais das quais sofreram tanto na família natural, quanto no período em acolhimento institucional.

O programa foi idealizado em três modalidades: Padrinho provedor, aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, calçados, brinquedos, seja com o patrocínio de cursos profissionalizantes, reforço escolar e prática esportiva, dentre outros; Padrinho prestador de serviços, que consiste no profissional liberal que se cadastra para atender conforme sua especialidade de trabalho as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, e Padrinho afetivo, aquele que se dispõe a dar afeto à criança/adolescente acolhido institucionalmente, visitando regularmente, buscando para passar finais de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, garantindo assim a convivência familiar e comunitária.

O Ministério Público participa efetivamente, com a divulgação do Projeto nos Conselhos de Direito, Conselho Tutelar, na mídia e na sociedade em geral. Além disso, a instituição também promove a elaboração dos materiais gráficos de divulgação do Projeto e emite pareceres nas solicitações de cadastro de apadrinhamento e ciência nas demais ações previstas no Projeto, quando necessária.

O MPRO também realiza oficinas de sensibilização e orientação para padrinhos/madrinhas, afilhados(as), funcionários e técnicos das unidades de acolhimento Apoiar o Projeto, zelando pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO denuncia 12 pessoas por fraude de R$ 10,5 milhões na compra de testes de Covid-19 em Rondônia

MPRO denuncia 12 pessoas por fraude de R$ 10,5 milhões na compra de testes de Covid-19 em Rondônia

Operação Polígrafo aponta esquema que envolveu ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; Ministério Público pede ressarcimento de

MPF atua para que municípios utilizem políticas públicas e garantam segurança alimentar em Rondônia

MPF atua para que municípios utilizem políticas públicas e garantam segurança alimentar em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) alcançou avanços concretos na adesão de municípios de Rondônia ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutri

TJRO confirma condenação solidária de três empresas por fraude via Pix e invasão de App

TJRO confirma condenação solidária de três empresas por fraude via Pix e invasão de App

Por falha na prestação de serviços, três empresas, que integram o sistema financeiro nacional, tiveram as condenações por dano material e moral, sol

Colégio de Procuradores do MPRO aprova criação de duas unidades especializadas em violência doméstica na 2ª Procuradoria de Justiça

Colégio de Procuradores do MPRO aprova criação de duas unidades especializadas em violência doméstica na 2ª Procuradoria de Justiça

O Colégio de Procuradores de Justiça do MPRO aprovou, nesta terça-feira (9/12), em sessão realizada em Porto Velho, a criação de duas unidades espec

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)