Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO, Poder Judiciário e forças de segurança se reúnem para padronizar intervenções durante shows de MC


MPRO, Poder Judiciário e forças de segurança se reúnem para padronizar intervenções durante shows de MC - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou uma reunião na última semana para garantir a padronização das intervenções do sistema de Justiça, segurança pública e de proteção a crianças e adolescentes durante uma série de shows de uma MC previstos para acontecer nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Cacoal e Ji-Paraná.

Na reunião foi reforçada a proibição da entrada e permanência de menores de 18 (dezoito) anos nos eventos da cantora que devem ocorrer entre os dias 6 e 8 de julho em Rondônia. Caso haja infração comprovada, os produtores dos shows, em cada município, serão responsabilizados.

O Grupo de Atuação Especial da Infância, Adolescência e Juventude e da Defesa da Educação (GAEINF), sob coordenação da Promotora de Justiça Tânia Garcia Santiago, atuará pedindo mobilização e sensibilização dos Conselheiros Tutelares dos Municípios citados acima para a atuação protetiva articulada junto a cada rede municipal do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Promotores de Justiça, em cada Comarca onde acontecerão os eventos, também participaram da reunião para cooperar nas estratégias de intervenção a serem construídas com a rede de cada localidade.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM) ressaltaram na reunião que estão cientes dos eventos e que adotarão as medidas pertinentes à intensificação do policiamento nos limites de suas atribuições, para impedir ou repreender eventuais práticas ilícitas.

No caso dos integrantes do Poder Judiciário, foi exposta a possibilidade de atualização e padronização de portarias judiciais a respeito da proibição de entrada e permanência de menores em demais eventos dessa natureza.

TAC firmado pelo MP — Em Buritis, na última semana, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado pelo MPRO com órgãos públicos e a organização do show da MC, ao considerar que há indícios que o conteúdo apresentado pela artista seria de natureza pornográfica, portanto só deve ser permitida a entrada de maiores de 18 anos no evento.

Nas demais comarcas, membros do MPRO, juízes, integrantes da segurança pública e sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes estão somando esforços para prevenir ilícitos de qualquer natureza.

O Ministério Público reforça a orientação a todos os pais e/ou responsáveis sobre a vedação de participação de adolescentes, sob pena de responsabilização.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO cumpre mandados de prisão contra ex-deputado da Assembleia Legislativa de Rondônia

MPRO cumpre mandados de prisão contra ex-deputado da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ex-deputado Carlão de Oliveira foi preso nesta sexta-feira (28) em uma ação coordenada pelo Ministério Público de Rondônia. Ele estava foragido há

MPRO obtém sentença inédita com pena de quase 18 anos por estupro virtual

MPRO obtém sentença inédita com pena de quase 18 anos por estupro virtual

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de um homem por estupro virtual contra uma criança de 10 anos. A sentença, proferida nes

Tribunal de Justiça revoga liminar e libera licitação para gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim

Tribunal de Justiça revoga liminar e libera licitação para gestão do Hospital Regional de Guajará-Mirim

O Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelo Estado de Rondônia contra decisão da 1ª Vara d

Divulgado o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público do TJRO – Servidores

Divulgado o resultado preliminar das provas objetivas do Concurso Público do TJRO – Servidores

O Instituto Consulplan, banca organizadora do Concurso Público do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) – Servidores, publicou nesta quarta-feira (

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)