Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

MPRO se reúne com representantes do Estado para alinhar medidas para realização da Expovel na Capital


MPRO se reúne com representantes do Estado para alinhar medidas para realização da Expovel na Capital - Gente de Opinião

Integrantes do Ministério Público de Rondônia estiveram reunidos na última quinta-feira (17/8) com representantes do Governo do Estado para alinhar ações e fazer apontamentos com relação às medidas a serem implementadas durante a 12ª Feira Agropecuária de Rondônia – Expovel. A festa tem início nesta sexta-feira (18/8), se estendendo até 27 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

 

O encontro teve a participação de titulares de Promotorias de Justiça em áreas afetas ao evento, seus impactos e desdobramentos, buscando o entabulamento, junto ao Estado e órgãos promotores do evento, de providências que assegurem a adequada oferta de serviços de segurança, saúde, controle de trânsito e a proteção da infância e adolescência.

 

No encontro, ficou definido que a segurança na área interna do Parque dos Tanques será garantida por meio de empresa privada, contratada pela organizadora da feira – Associação Promotora de Eventos de Rondônia (Aperon). A Polícia Militar prestará apoio no entorno, cabendo à Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) a adoção de medidas necessárias para a organização do fluxo de veículos no local.

 

Está proibida a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes nos termos da legislação, sendo de atribuições da Secretaria de Estado de Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel) e a Aperon o dever de fiscalização do cumprimento da norma.

 

Não será autorizada a participação do público infantojuvenil nos eventos de cavalgada, vaquejada, baile de rainha e rodeio. De igual modo, fica vedada a entrada de crianças e adolescentes em camarotes desacompanhadas dos pais ou responsáveis.

 

Saúde – No campo da saúde, os organizadores informaram que disponibilizarão ambulância com serviço completo em todos os dias do evento. O Ministério Público alertou a Sejucel quanto à necessidade de alinhamento junto a diretores de unidades de saúde municipais e estaduais acerca de aumento de quadro de pessoal em plantões nos dias da feira, a fim de seja evitada eventual situação de colapso.

 

Flagrantes – No encontro, o MP também falou à equipe coordenadora da festa sobre a essencialidade de se reforçar o efetivo de plantão da Delegacia de Flagrantes, com o objetivo de assegurar que não haja acúmulo de ocorrências policiais em situações de flagrante de delito, nos dias da Expovel.

 

Como tratativa final, a equipe do Estado se comprometeu a encaminhar, até esta sexta-feira (18/8), uma relação de documentos ao Ministério Público.

 

A reunião teve a presença do Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago; dos Promotores de Justiça Alba da Silva Lima (Segurança Pública); Tâmera Padoin Marques Marin (Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Patrimônio Público – GAEC); Emília Oiye (Saúde); André Luiz Rocha de Almeida ( Infância ) e, ainda, do Secretário da Sejucel, Lourival Júnior de Araújo, e da assessora Deise de Souza.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF requer suspensão de licenciamento das obras em trecho da BR-319 que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO)

MPF requer suspensão de licenciamento das obras em trecho da BR-319 que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

MPF quer informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia

MPF quer informações sobre a cobertura vacinal em escolas de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa) pedindo informações sobre a cobertura vacinal infantoju

Após ação do MPF, unidades de saúde de São Miguel do Guaporé (RO) devem fornecer certidão a quem não for atendido

Após ação do MPF, unidades de saúde de São Miguel do Guaporé (RO) devem fornecer certidão a quem não for atendido

Atendendo a pedido de ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou o município de São Miguel do Guaporé (RO) a

MPF cobra do Ibama providências para comunidade afetada por agrotóxicos, malária e dengue, em Porto Velho

MPF cobra do Ibama providências para comunidade afetada por agrotóxicos, malária e dengue, em Porto Velho

Contaminação por agrotóxicos, proliferação de animais peçonhentos, crescentes casos de malária e dengue são problemas enfrentados pelos moradores da

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)