Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Ninho: Espaço humanizado para ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência já está em funcionamento


Ninho: Espaço humanizado para ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência já está em funcionamento - Gente de Opinião

O nome, por si só, já indica a ideia do que há por trás do trabalho realizado pelo setor. O Ninho (sigla de Núcleo Institucional Humanizado de Oitivas) foi pensado para ser, acima de tudo, um ambiente acolhedor e seguro para as crianças e adolescentes que frequentam o local.

O serviço atua na realização de Depoimento Especial para diversas varas na Comarca de Porto Velho. Conforme a lei nº 13.431/2017, o Depoimento Especial é procedimento de oitiva de criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência perante autoridade policial ou judiciária. Nesse procedimento, a criança ou adolescente que vai prestar seu depoimento é acolhida no Ninho e realiza seu relato no próprio local, enquanto sua imagem e voz são transmitidas para a sala de audiências onde estão o(a) juiz(a), promotor(a), defensor(a) público(a), advogado(a) e demais participantes autorizados. Durante todo o momento a criança ou adolescente recebe suporte de uma entrevistadora forense, que a acolhe e acompanha antes, durante e depois da audiência.

Atualmente, a equipe de entrevistadoras é formada pelas psicólogas Suélen de Araújo Neves e Naiane Camargo Honorato Michelin, ambas capacitadas a realizar os depoimentos por meio de um protocolo cientificamente validado (o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense).

 

Ninho 4Espaço adequado

O serviço está em funcionamento desde agosto de 2018, quando os Depoimentos Especiais eram realizados em uma sala do Núcleo Psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude. A partir de 26 de julho de 2019, por meio da Resolução n. 105/2019-PR, o serviço foi vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), ganhando oficialmente um nome. Em 2020, a administração do Tribunal de Justiça, representada pelo atual juiz secretário-geral, Rinaldo Forti da Silva, concedeu ao Ninho um novo espaço, que está localizado no 7º andar do Fórum Geral Desembargador César Montenegro. 

Recentemente, o setor recebeu todo o mobiliário necessário para um maior acolhimento e conforto dos usuários, incluindo poltronas, almofadas, tapete, mesinha infantil, dentre outros. Mais informações sobre a estrutura e o funcionamento do Ninho estão descritas na Resolução nº 105/2019-PR, e no Provimento Conjunto nº 01/2021.

 

 

Visita do corregedor

Na última sexta-feira, dia 4, o corregedor-geral da Justiça, desembargador  José Antonio Robles, e os juízes auxiliares Johnny Gustavo Clemes e Marcelo Tramontini fizeram uma visita ao núcleo. Eles foram recebidos pelas psicólogas Suélen de Araújo Neves e Naiane Camargo Honorato Michelin, que apresentaram o local aos magistrados da Corregedoria e aproveitaram para agradecer à visita. “Ficamos muito felizes em receber a visita. O corregedor e os juízes auxiliares são sensíveis à importância de um trabalho cada vez mais humanizado no Tribunal de Justiça, e é exatamente isso que buscamos aqui”, destacou Suélen.

 2ee6f501a6569cf213987ad1c50a88aa L

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)