Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Prêmio MPT na Escola 2023 - Coordinfância regional torna vigente Regulamento do prêmio em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

O prêmio é dividido nas categorias: conto, poesia, música e desenho e terá até cinco participantes na categoria música.


Prêmio MPT na Escola 2023 - Coordinfância regional torna vigente Regulamento do prêmio em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. - Gente de Opinião

Projeto MPT na Escola - Resgate a Infância tem o regulamento do prêmio estadual unificado (etapas municipal, estadual e nacional) lançado com tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O regulamento está vigente desde terça-feira, 20 de março de 2023, assinado pela Procuradora do Trabalho Michéle da Rocha, que é também a Coordenadora Regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes) do Ministério Público do Trabalho (MPT), no âmbito da 14ª Região constituída pelos estados de Rondônia e Acre.

O Projeto MPT na Escola premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições públicas de ensino que participam do Projeto no Estado do Acre e em todo país. O concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.

O prêmio é dividido em dois grupos: alunas e alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil - grupo I e estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, que deve abordar sobre aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes - grupo II.

Nas categorias conto, poesia e desenho podem participar apresentando um mesmo trabalho até dois alunos ou alunas. Para este ano de 2023, houve a alteração do limite de participantes na categoria música, que voltou a ser de cinco participantes.

O Prêmio MPT na escola Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os(as) profissionais da educação em multiplicadores(as) do conhecimento sobre o tema. Tem, ainda, por finalidade: alertar sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da referida violação de direitos; fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a); reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as), bem como reconhecer a dedicação dos(as) educadores(as) envolvidos(as) nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

A produção e a apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos(as) alunos(as) do 4.º e 5.º ano, que concorrerão entre si, e dos(as) alunos(as) do 6.º e 7.º anos,que concorrerão entre si. A participação dos(as) educadores(as) deve limitar-se às atividades de apoio, orientação e acompanhamento.

As etapas do concurso são: 1) etapa local: a seleção e a inscrição dos trabalhos ficarão a cargo da Secretaria de Educação responsável pela escola participante; 2) etapa estadual: que reúne os trabalhos vencedores da categoria local; e 3) etapa nacional: que reúne os vencedores em 1º lugar na etapa estadual. 

Requisitos e Pré-requisitos para participar do concurso

Os trabalhos não poderão conter, sob pena de eliminação:

a) mensagens de apologia ao trabalho infantil ou que, de alguma forma, induzam à aceitação ou conformação com essa violação de direitos (mitos e alegações permissivas);

b) imagens de crianças e adolescentes em situação vexatória ou constrangedora;

c) mensagens ou imagens que atentem, de outras formas, contra os direitos da criança e do(a) adolescente;

d) menção a nome de empresas, bem como de institutos, fundações, programas, projetos e ações relacionados(as) a grupos ou conglomerados econômicos e/ou não relacionados ao MPT na Escola. 

Uso de Imagem

Ao inscrever um trabalho o participante deverá apresentar o Termo de Autorização do Uso de Imagem e de Ciência e Autorização de Coleta e Tratamento de Dados em todas as categorias (Anexo I do edital).  Cada trabalho deverá ser formalmente inscrito pela Secretaria de Educação, mediante o preenchimento da respectiva ficha de inscrição, em formato PDF, digitado, assinado e digitalizado, sob pena de desclassificação do trabalho. A inscrição do trabalho na Etapa Estadual está a cargo do(a) Coordenador(a) local do Projeto, com o preenchimento da ficha de inscrição do Anexo II do edital. 

Confira no link a seguir o conteúdo integral do Edital: https://link.mpt.mp.br/bMZULwS

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

Justiça Rápida realiza audiências e celebra casamentos na Zona Leste de Porto Velho

A Operação Justiça Rápida Itinerante atendeu a população da Zona Leste de Porto Velho na quinta-feira, 24 de abril, com a realização de 62 audiênc

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

Operação Red Ignis: MPRO denuncia 12 investigados responsáveis pelos atentados de janeiro de 2025

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Núcleo de Enfre

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

MPF ajuíza ação contra Vibra Energia por excesso de peso em rodovias federais de Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública contra a Vibra Energia S.A. (antiga Petrobras Distribuidora S.A.) devido à prática rei

Justiça do Trabalho reconhece atividade de panificadora e determina cumprimento de convenção coletiva

Justiça do Trabalho reconhece atividade de panificadora e determina cumprimento de convenção coletiva

Sentença da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO reconheceu o enquadramento sindical de uma empresa como panificadora, mesmo diante da diversificaç

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)