Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Pretendentes à adoção participam de curso preparatório na Comarca de Ariquemes


Pretendentes à adoção participam de curso preparatório na Comarca de Ariquemes  - Gente de Opinião

O núcleo psicossocial da Comarca de Ariquemes realizou, no último dia 12, o Curso Preparatório de Adoção no Fórum Edelçon Inocêncio. O curso é fase exigida na Lei nº 12.010/2009, no processo de habilitação dos pretendentes que anseiam adotar uma criança ou adolescente, coordenado pela juíza Cláudia Mara da Silva Faleiros Fernandes, sob coordenação da Psicóloga Jéssica Deina e executado pela equipe técnica do NUPS. 

O curso ofereceu carga horária de 10 horas aos pretendentes e foram abordados assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos da adoção, promoveu reflexões sociais e psicológicas, além de explanar sobre o sistema SNA (Sistema Nacional de Adoção). Ainda, por meio da dinâmica sobre o filho ideal versus filho real, foi destacada a necessidade fundamental de reconsiderar seu desejo sobre o filho idealizado e estar preparado para o filho real e possível, a fim de amenizar possíveis frustrações. 

A Equipe Técnica do NUPS ressaltou o curso como essencial para quem deseja adotar uma criança, pois nesse momento são esclarecidas diversas dúvidas sobre o procedimento, bem como sobre crenças e preconceitos relacionados à adoção, que são desconstruídos e desmistificados.

Durante o curso foi destacada a importância da preparação dos pretendentes, para que possam lidar com possíveis desafios no processo de tornarem-se pais pela via da adoção, de forma que ela se concretize com sucesso, evitando devoluções no estágio de convivência e fortalecendo o processo de adoção como único meio legal. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação Lietle REd Box

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação Lietle REd Box

O MPRO, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), obteve a condenação de treze indivíduos na Operação “Little Re

MPF recomenda suspensão de multas de trânsito por não pagamento do pedágio Free Flow na BR-364 em Rondônia

MPF recomenda suspensão de multas de trânsito por não pagamento do pedágio Free Flow na BR-364 em Rondônia

Em uma atuação preventiva, o Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a S

 MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Cruciatus”

MPRO obtém condenação de denunciados na Operação “Cruciatus”

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), obteve a condenação de quatro

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Audácia VIII" em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram operação "Audácia VIII" em três estados

Foi deflagrada na manhã de hoje (22/12) a oitava fase da Operação Audácia, fruto de uma ação integrada de combate ao crime organizado nesta cidade d

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)