Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Procurador-Geral de Justiça visita base da operação Mapinguari


Procurador-Geral de Justiça visita base da operação Mapinguari - Gente de Opinião

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, esteve presente nesta terça-feira (22/8) na região onde, desde o início do mês, ocorre a Operação Mapinguari, de desocupação da zona de amortecimento do Parque Estadual Guajará-Mirim.

O PGJ chegou de helicóptero, acompanhado do Procurador de Justiça Ivo Scherer e do Comandante da Polícia Militar, Coronel Régis Wellington Braguin Silvério.

Eles foram recepcionados pelos coordenadores locais da Operação, Comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, Tenente Coronel Adenilson Silva Chagas e o Chefe de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental ( SEDAM) , Marcos Trindade.

O grupo conheceu de perto a estrutura montada na base da missão, localizada na região de acesso ao Parque.

Depois, os integrantes do MPRO acompanharam a apresentação de um resumo de todas as fases da Mapinguari, com detalhes de tudo que foi feito até agora.

Em sua apresentação, o Comandante do BPA fez uma consideração sobre o trabalho e a parceria dos integrantes do GAEMA, por meio de seu coordenador, Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, e da Promotora de Justiça Naiara Ames, e da Força-tarefa de Conflitos Agrários, Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Héverton Alves de Aguiar e Promotora Yara Travalon Viscardi.

O Comandante-Geral da PM agradeceu e ressaltou que a presença do Chefe do MP proporciona um respaldo importante para todas as equipes envolvidas e enfatizou o trabalho em parceria.

O Procurador-Geral de Justiça teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança e de fiscalização, oficiais de Justiça do TJ, bem como os demais órgãos atuantes. "Essa Operação é um conjunto de esforços que visa devolver ao Estado uma área pública ocupada ilegalmente e de suma importância ambiental". 

Na sequência, os integrantes do MP e os comandantes da Operação fizeram um sobrevoo na região da Unidade de Conservação, para conferir in loco as áreas desmatadas em função da exploração ilegal.

A Operação Mapinguari, que envolve 300 agentes públicos, segue ate o fim do mês. Em torno de 23 famílias saíram da área do chamado Bico do Parque, voluntariamente, bem como retiraram a grande maioria das 2.500 (duas mil e quinhentas) cabeças de gado.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)