Quarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Procuradores e procuradoras-chefes do MPF divulgam nota em apoio à Lista Tríplice para PGR

Chefes das procuradorias da República nos Estados e das procuradorias regionais pedem que o presidente considere os nomes da lista, escolhidos em eleição da qual participou 82,5% da categoria


 Procuradores e procuradoras-chefes do MPF divulgam nota em apoio à Lista Tríplice para PGR - Gente de Opinião

Procuradores e procuradoras-chefes de unidades do MPF em todo o país publicaram nota conjunta em apoio à Lista Tríplice. A lista foi formada, após amplo debate interno, pelos nomes dos três membros do MPF mais votados pelos membros da instituição: Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul.

Na nota, os procuradores afirmam respeitar a decisão do Presidente da República e “contam com sua criteriosa análise dos nomes constantes da lista tríplice e de tudo o que ela representa, tanto para o MPF quanto para a sociedade, garantindo que o Procurador-Geral escolhido tenha a legitimidade e a liderança indispensáveis ao bom exercício dessa importante função”.

Segundo a nota do colegiado de procuradores-chefes do MPF, “na história do Ministério Público brasileiro, a lista tríplice para a escolha da chefia da instituição passou por um longo caminho de evolução e tem se mostrado mecanismo bastante eficiente para conciliar a vontade do chefe do Executivo, responsável pela nomeação, à legitimidade interna necessária para que o Chefe do Ministério Público exerça uma real liderança dos Membros da instituição”.

Os procuradores-chefes lembram que esse sistema já é observado, com previsão legal, na escolha dos Procuradores Gerais de Justiça (chefes dos MPs estaduais). No caso da nomeação do Procurador-Geral da República, ponderam que “a Lista Tríplice tem sido observada há quase duas décadas”, mesmo não havendo imposição legal.

Para o colegiado dos procuradores e procuradoras-chefes, Bonsaglia, Frischeisen e Dalloul “possuem reputação ilibada e longo histórico de serviços prestados à sociedade, bem como, por força da votação recebida, possuem capacidade para liderar a instituição pelos próximos dois anos”. Os procuradores lembram ainda que a votação da lista tríplice contou este ano com a participação de 82,5% da categoria.

Assinam a nota 49 membros do MPF, ocupantes dos cargos de procurador-chefe e procurador-chefe substituto espalhados por todas as unidades da Federação.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Quarta-feira, 16 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)