Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Psicólogos e assistentes sociais do TJRO atendem mais de 400 pessoas durante Justiça Rápida Itinerante


Psicólogos e assistentes sociais do TJRO atendem mais de 400 pessoas durante Justiça Rápida Itinerante  - Gente de Opinião

Ouvir, acolher, mediar são algumas das missões das equipes de psicólogos e assistentes sociais da Coordenadoria do Serviço Psicossocial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) durante a operação da Justiça Rápida que percorreu o Rio Madeira no mês de junho. Dentro e fora do barco da Justiça, foram montadas redes de atendimentos itinerantes que, no total, alcançaram 448 pessoas em grupos e em intervenções individuais.

Em Demarcação e Calama, foram atendidas 150 pessoas; em Ressaca, 62 pessoas; na localidade de Papagaios, foram 35; adiante, 31 em Santa Catarina; saltando para 89 no Distrito de Nazaré; 24 em São Carlos e 57 em Cavalcante.

Nas ruas e nas casas das comunidades, demandas sobre saúde emocional, uso de álcool e outras drogas, conflitos familiares e relatos de violência doméstica foram ouvidos pela equipe. Também aconteceram rodas de diálogos em escolas municipais, estaduais e interlocuções com agentes comunitários de saúde sobre violação de direitos no território, especialmente sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na embarcação, durante os 12 dias de operação, foram oferecidas intervenções e orientações psicossociais para aqueles que procuravam atendimento da Justiça Rápida Itinerante. Os serviços foram solicitados principalmente em casos envolvendo reconhecimento de paternidade, ações de alimentos e relatos sensíveis sobre parentalidade. As intervenções foram feitas com foco no acalento e conforto proporcionado pela escuta especializada.

No barco também aconteceu a Oficina de Pais e Filhos, seguindo a Recomendação nº 50 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa iniciativa de destaque no Poder Judiciário é realizada mensalmente pelo Núcleo Psicossocial de Apoio às Varas de Família e Cíveis (Nups-Fac) em Porto Velho e de forma periódica em Nups do interior do estado, como Jaru, Ji-Paraná e Ouro Preto. O projeto atua com o acolhimento de pessoas que vivenciam a separação conjugal, objetivando diferenciar a conjugalidade da parentalidade, promover sensibilização a respeito da importância do diálogo, da Comunicação Não Violenta, da convivência familiar para os filhos envolvidos, protegendo crianças e adolescentes durante esta fase de reorganização familiar.

Participaram da operação pelo Serviço Psicossocial, os psicólogos e assistentes sociais: Ana Cristina Gulelmo Muniz, Cláudia de Fátima Mendes Nunes Barbosa, Fredson dos Santos Batista e Mariana Almendra Cavalcante do Nascimento.

O Poder Judiciário de Rondônia realiza a Justiça Rápida Itinerante Fluvial para ampliar o acesso à Justiça para a população ribeirinha, solucionando demandas de maneira ágil e eficaz, com linguagem simples, humanizada e oferecendo serviços gratuitos. Esta edição aconteceu entre os dias 19 a 29 de junho atendendo distritos ou comunidades de Porto Velho. Durante 12 dias, quase 40 magistrados(as), servidores(as) do TJRO e de instituições parceiras atuaram em conjunto, dentro e fora do barco, para oferecer serviços de cidadania à população.

A Justiça Rápida é realizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do TJRO, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Rondônia, MPF faz acordo para que transportadora pague R$ 232 mil em bens à Polícia Rodoviária Federal

Em Rondônia, MPF faz acordo para que transportadora pague R$ 232 mil em bens à Polícia Rodoviária Federal

O Ministério Público Federal (MPF) fez um acordo (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC) com a empresa Comando Diesel Transporte e Logística, transp

MPF apresenta ação para que União e INSS priorizem Rondônia em nomeações de concurso de servidores

MPF apresenta ação para que União e INSS priorizem Rondônia em nomeações de concurso de servidores

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal para obrigar a União e o Instituto Nacional de Seguro Social (I

MPF recomenda que promotores de evento de réveillon protejam Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho (RO)

MPF recomenda que promotores de evento de réveillon protejam Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF) expediu, nesta quinta-feira (19), uma recomendação ao Grupo Amazon Fort, ao Grupo Pisa Festival e à Prefeitura de

Amazônia Protege: MPF propõe ação contra mais de 600 pessoas por desmatamento ilegal na 4ª fase do projeto

Amazônia Protege: MPF propõe ação contra mais de 600 pessoas por desmatamento ilegal na 4ª fase do projeto

Ministério Público Federal (MPF) ajuizou 193 ações civis públicas contra 647 réus em razão de desmatamentos ilegais na Amazônia registrados entre ja

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)