Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Justiça

Representante do TJRO apresentou avanços e estratégias durante o evento sediado pelo TJPR


Representante do TJRO apresentou avanços e estratégias durante o evento sediado pelo TJPR - Gente de Opinião

No Plenário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), um importante debate sobre integridade nos órgãos judiciais tomou forma, com destaque para a participação do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Rosemeire Moreira, secretária do Gabinete de Governança do TJRO, apresentou o programa de implantação do Sistema de Integridade do Poder Judiciário de Rondônia, uma iniciativa que visa fortalecer a ética, a transparência e a confiabilidade das ações do judiciário rondoniense.

O evento, transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do Paraná no Youtube, atraiu a atenção de especialistas, autoridades e cidadãos interessados no tema, promovendo um ambiente de troca de experiências e conhecimentos acerca da integridade no Poder Judiciário.

Como exemplificou a secretária, o TJRO trabalha com o conceito de que a Integridade é uma ciência comportamental que visa buscar a integridade nas relações humanas, regidas ou não por lei, mediante a aplicação efetiva de ferramentas de gestão, com o propósito de garantir a manutenção do ambiente ético e promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica das instituições.

A edição da Resolução 410 do CNJ, somada à recomendação da auditoria interna para a adoção de boas práticas da gestão pública, a Administração do Tribunal definiu como meta estratégica para 2023 a implantação do Sistema de Integridade. No dia 12 de abril de 2023, houve o lançamento do programa num evento interno em Porto Velho, com a presença do presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, o qual reafirmou a confiança da gestão nesse programa.

A iniciativa apresentada por Rosemeire Moreira recebeu reconhecimento institucional e refletiu o comprometimento do TJRO em se posicionar como uma instituição íntegra e confiável perante a sociedade. No dia que antecedeu ao fórum, a secretária e os servidores(as) do GGOV Márcia Duarte e Ediberto Barbosa foram recepcionados pelo coordenador do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Thiago Martini, oportunidade em que conheceram as instalações setor e participaram de uma breve reunião a qual foram tratadas semelhanças e desafios comuns da implantação do sistema de integridade.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

MPF lança projeto de branding para fortalecer imagem institucional e conexão com a sociedade

O Ministério Público Federal (MPF) iniciou ações do projeto de branding da instituição, com o objetivo de fortalecer a imagem institucional e o apr

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

MPF obtém liminar que proíbe JBS de liberar caminhões com excesso de peso nas rodovias Federais de Rondônia

A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que a empresa multinacional JBS se abstenha de liberar caminhões c

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

Ministério Público de Rondônia, em conjunto com a Polícia Civil e Sedam, deflagra a 4ª fase da Operação “Escudo de Cinzas”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Meio Ambiente (Gaema) e de Atuação Especial de Combate ao

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)